Questões de Vestibular: Controle e Avaliação

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1 Q683176 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A prefeitura de um município contava, em 2002, com 105 mil funcionários estáveis e ativos, dos quais cerca de 100 mil eram avaliados anualmente. De acordo com as normas da época, a avaliação de desempenho deveria ser anual e sua função era estritamente ligada à promoção por merecimento. Como havia esse caráter restrito, após certo grau de promoção, os funcionários deixavam de ser avaliados. A avaliação dos funcionários era feita pelas respectivas chefias imediatas, por meio de instrumento padronizado, com critérios estabelecidos em um formulário, enviado pelo órgão central de recursos humanos. Depois de avaliado, o funcionário deveria ratificar o formulário, encaminhado, então, para a central de recursos humanos da prefeitura, responsável apenas por computar os pontos dados a cada funcionário, não conferindo importância a eventuais observações da chefia ou a necessidades de treinamento e desenvolvimento de pessoal anotadas nas avaliações.
LOTTA, G. S. Avaliação de desempenho na área pública: perspectivas e propostas frente a dois casos práticos. RAE-eletrônica, p. 1-12, v. 1, n. 2, jul./dez. 2002 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas nessa situação hipotética, avalie as afirmações a seguir.
I. O padrão de avaliação descrito no texto é considerado um modelo clássico de avaliação de desempenho, uma vez que se baseava no passado laboral dos funcionários e não previa para eles um plano de desenvolvimento de competências.
II. A avaliação de desempenho tinha como finalidade a promoção de cargo e o ajuste salarial e, a partir do limite de quantidade de promoção, o funcionário não era mais avaliado.
III. A padronização do instrumento elaborado pelo setor de recursos humanos e a obrigatoriedade da aplicação anual garantiam a equidade na avaliação de desempenho aplicada aos servidores da prefeitura.


É correto o que se afirma em

2 Q682069 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Administracao, ENADE, IBMEC, 2022

Considere que a empresa Administra S/A vem tendo problemas financeiros devido ao aumento da competitividade no âmbito do seu setor. Em decorrência dessa situação, a diretoria, representada pelo presidente Paulo Finanças, optou pela redução da folha de pagamento de pessoal, reduzindo os custos variáveis e, em seguida, determinou ao gerente de recursos humanos, Victor Demissional, de efetivar as demissões. Victos, após uma análise do quadro de pessoal da empresa, decidiu iniciar o processo de desligamento com um grupo de nove empregados da área de informática, que, após a informatização da empresa, estava com capacidade ociosa. Apesar de a empresa não apresentar uma política planejada de gestão do desempenho, Victor decidiu pautar as demissões por esse critério. Para tanto, ele tomou as seguintes decisões: escolheu uma sexta-feira para informar ao grupo sobre a demissão e chamou cada empregado pessoalmente para dar a notícia. Ele iniciava a conversa dando devolução da avaliação de desempenho do demitido, ressaltando os pontos fracos, a fim de justificar a demissão. A respeito dessa situação hipotética e da avaliação de desempenho, assinale a opção correta.

3 Q683177 | Gestão de Pessoas, Controle e Avaliação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, MEC, INEP, 2022

A negociação do gerenciamento do desempenho compreende, entre outrosrequisitos, negociar metas com os colaboradores a fim de que esses possam aceitá-las em prol da obtenção dos resultados esperados. Nesse sentido, uma avaliação prévia de competências faz-se necessária, pois são elas que levam os colaboradores a alcançarem os resultados anteriormente negociados por meio de metas.
Considerando a avaliação de desempenho e sua relação com avaliação de competências, avalie as afirmações a seguir.
I. A avaliação de desempenho e a avaliação de competências são processos distintos: a relação entre a primeira e a segunda pode ser considerada um processo de causa e efeito.
II. A avaliação de competências permite aos gestores verificarem a possibilidade de alcance dos resultados esperados dos colaboradores frente às metas estabelecidas pela empresa.
III. Um processo de recompensa frente aos resultados obtidos pelos colaboradores justifica-se pelo fato de as metas representarem, na maioria dos casos, desafios complementares às atividades previstas nos cargos ocupados pelos trabalhadores.

É correto o que se afirma em
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