Questões de Vestibular: Direção de Arte

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1 Q681971 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Uma agência de publicidade e propaganda funciona sobre quatro pilares fundamentais: o atendimento, o planejamento, a mídia e a criação. A respeito do relacionamento da área de criação com os demais departamentos, podemos afirmar que:

I. Criação e mídia caminham juntas, não dá para criar sem considerar o meio em que a mensagem será veiculada.

II. Atendimento e criação vivem eternamente uma disputa, cada qual querendo fazer prevalecer seus pontos de vista sobre o melhor direcionamento para o trabalho publicitário.

III. A responsabilidade final sobre a qualidade da produção gráfica, eletrônica ou digital das peças publicitárias é da área da criação.

IV. A turma de criação deve ficar isolada dos planejadores que vão elaborar o planejamento de comunicação para determinada campanha, para não os influenciar antecipadamente com suas ideias preconcebidas.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:

2 Q683290 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

A criação de campanhas publicitárias multiplataforma é um processo que envolve conhecimentos e profissionais de diferentes áreas. Além do redator e diretor de arte, responsáveis pela criação dos materiais, a função do produtor gráfico é fundamental para que as ações comunicacionais criadas e aprovadas pelo cliente se materializem de maneira satisfatória, no caso de peças impressas. Ao arte-finalista cabe cuidar das peças, para que sejam atendidos todos os requisitos estéticos e técnicos antes de serem encaminhadas para a produção. No caso de peças que contêm fotos, o diálogo com o fotógrafo e/ou com o profissional de edição é também necessário, uma vez que esse tipo de imagem tem características técnicas específicas a serem observadas, a depender do tipo de peça prevista no planejamento e da mídia em que será veiculada.

Acerca da produção gráfica de peças publicitárias, assinale a opção correta.

3 Q681972 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Para Ambrose e Harris (2011), o processo de design consiste em transformar um briefing ou solicitação do cliente em um produto acabado ou em uma solução de design. Para isso, a adoção de um método é fundamental, pois permite o controle do processo criativo e seu direcionamento para a solução prática e viável dos problemas de comunicação, atendendo ou até mesmo excedendo os objetivos estabelecidos pelo briefing.

AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul. Design!Thinking. Porto!Alegre:Bookman,2011.

Com base no texto, avalie as asserções a seguir.

I. O briefing é um documento-chave que conduz o processo e não pode ser modificado, nem questionado durante o processo de criação.

II. A redação do briefing conta com a participação do cliente e do atendimento, que nele apresentam, dentre outras informações o problema a ser resolvido.

III. Os itens que costumam ser abordados em um briefing são a descrição do produto/serviço, o mercado e público-alvo, que devem ser redigidos de forma objetiva e breve.

É correto o que se afirma em

4 Q681976 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

Um tradicional anunciante brasileiro resolveu lançar um novo produto, por meio de uma grande campanha publicitária. Chamou sua agência de publicidade e fez com ela uma reunião de briefing. Nesta reunião, forneceu uma série de informações para o desenvolvimento da campanha de lançamento. As informações que, necessariamente, devem fazer parte de um briefing são

5 Q682122 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, Publicidade e Propaganda, ENADE, IBMEC, 2022

O executivo de contas da agência CPB, Matheus Laurino, publicou na coluna de opinião da Meio&Mensagem um texto com o seguinte título: "O atendimento vai salvar a publicidade". Observe o seguinte trecho do texto escrito pelo publicitário:
Existe uma máxima que geralmente é passada para quem se inicia no atendimento, que é a de que "um bom profissional de atendimento deve ser um pouco de cada área da agência". Esta afirmação já está ultrapassada há tempos. O profissional de atendimento deve saber tudo sobre todas as áreas da agência. Só assim ele tem o poder de argumentação necessário com cada área e não fica refém de nenhuma delas. Não vou nem falar sobre ele ser o guardião dos processos e de também entender cada detalhe do mercado de seu cliente e concorrentes.
Fonte: Meio&Mensagem (2019). Disponível em: < https://www.meioemensagem.com.br/home/opiniao/2019/02/26/o-atendimento-vai-salvar-a-publicidade.html>. Acesso: 15 set. 2020.
A respeito do profissional de Atendimento, o que Laurino pretendeu dizer com esta afirmação?
I - É responsabilidade do Atendimento a captação, bem como a atenção e o desenvolvimento de todo o negócio do cliente, isto é, o profissional deve não só se relacionar com todos os steakholders, mas também planejar e executar todos os jobs dentro de uma agência.
II - Por estar ciente de tudo o que se passa na agência, cabe ao profissional de Atendimento resolver os conflitos internos e fazer a mediação entre todas as áreas da agência, transmitindo informações de setor para setor.
III - É responsabilidade do profissional de Atendimento conhecer toda a equipe de trabalho, exercendo constantemente a capacidade de comunicação. Também deve ter conhecimento profundo de comunicação e marketing, se mantendo atendo às mudanças sociais, econômicas e comportamentais do mercado dos clientes.
É correto o que se afirma em:

6 Q681979 | Publicidade e Propaganda, Direção de Arte, POC, ENADE, IBMEC, 2022

A linha é um elemento visual formado mediante uma cadeia de pontos tão próximos que se torna impossível distingui-los. A linha possui, por sua própria natureza, uma enorme energia. Apesar de sua flexibilidade e liberdade, ela nunca é estática. A decisão do diretor de arte sobre a forma da linha a ser utilizada em uma campanha responde à expressão de uma intenção. Nesse sentido, analise as proposições a seguir, sobre as intenções extraídas pelas formas da linha.

I- As linhas verticais atraem os olhares dos leitores para o alto, induzindo-os a uma sensação de extensão.

II- Além de proporcionarem uma sensação de movimento, as linhas curvas geram também a sensação de instabilidade e de graciosidade.

III- As linhas mais finas induzem a uma sensação de resolução e indiferença à delicadeza e à fragilidade que poderiam lhe imputar.
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