Questões de Vestibular: Economia Internacional

Prepare-se para a prova com questões de Economia Internacional de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q667281 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Economia Internacional, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Européia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de paíss vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
ALLAN. R. Crise global. Dísponivel em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br.
Acesso em: 31 jul. 2010.

Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que

2 Q677937 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Prova II, FAMEMA, VUNESP

Nas últimas décadas, as instituições financeiras se tornaram extremamente importantes para a economia global. Uma delas é a Organização Mundial do Comércio (OMC), que atua

3 Q686879 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Medicina, FAG, FAG

Leia o trecho abaixo:

O movimento “O Sul é o meu país” realizou neste sábado (7) consulta pública sem valor legal sobre a separação de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante do Brasil. Os organizadores afirmaram que dois terços dos municípios da região tiveram registro de votações (cerca de 800 cidades de um total de 1.191). http://www.gazetadopovo.com.br/politica/

A região Sul representa 6,5% do território nacional, possui 15% da população brasileira e faz parte do Complexo Regional do Centro-Sul. Referindo-se a essa região, é correto afirmar que:

4 Q678488 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Terceira Etapa, UFPEL, INEP

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud) estabeleceu, no Relatório do Desenvolvimento Humano de 1990, que a situação de pobreza atinge as pessoas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia. O Banco Mundial considera a faixa de menos de 2 dólares por dia para definir a população pobre e menos de 1 dólar por dia para definir a pobreza extrema”. (ALMEIDA, RIGOLIN, 2017, p. 59) Outro ponto interessante a se destacar é que existem diversas maneiras de se medir e de se avaliar a pobreza no mundo. Uma das formas é a análise, por exemplo, dos indicadores socioeconômicos. Outra seria por meio da analise do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, é correto afirmar que leva em consideração os seguintes aspectos:

5 Q686258 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Primeira Fase, EBMSP, EBMSP

O processo de globalização desencadeou vários problemas socioeconômicos em diversas partes do Globo, inclusive nos países desenvolvidos. Esse fenômeno originou os movimentos antiglobalização, formados por distintas organizações da sociedade civil como Organizações Não–Governamentais, ONG, sindicatos, movimentos ambientalistas, grupos indígenas, entre outros.
Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/>. Acesso em: abr. 2018.

Nas discussões históricas sobre globalização e antiglobalização, é possível afirmar:

6 Q675007 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Uma nova modalidade de conservação surgiu da associação entre movimentos sociais que lutam pelo direito de acesso à terra e aos recursos naturais por camponeses, pescadores, ribeirinhos, povos da floresta e de setores do ambientalismo do Terceiro Mundo para os quais a crise ambiental está profundamente associada à crise do modelo de desenvolvimento, à miséria crescente e à degradação ambiental. O ambientalismo nos países do Norte surge com a rejeição do industrialismo e dos seus valores consumistas. Muito raramente incluem o problema da pobreza e, principalmente, a má distribuição de renda.

Nesse sentido, parte considerável do ambientalismo dos anos 1960 e 1970, nos países industrializados, nasceu com a opulência das nações ricas.

DIEGUES, A. C. O mito da natureza intocada. São Paulo: Hucitec;

Nupaub-USP/CEC, 2008 (adaptado).



De acordo com a análise do texto, tanto nos países centrais quanto nos periféricos, os movimentos ambientalistas tiveram como origem o(a)

7 Q680326 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, RS, ESPM, ESPM

Bolha imobiliária: dez anos do gatilho da crise que parou o mundo
Faz dez anos que explodiu a crise das hipotecas subprime, ou hipotecas podres, assim chamadas porque haviam sido concedidas, com juros altos, a pessoas físicas com elevado risco de créditos. O colapso dos mercados foi tão drástico que obrigou o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) — e o Banco Central Europeu (BCE) — a injetar centenas de bilhões de dólares e a baixar as taxas de juros.
Fonte: El País. 07/08/2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/08/05/economia/1501927439_342599.html. Acesso: 20/09/2018.
O texto faz alusão à crise mundial de 2008 que colapsou os mercados financeiros devido às hipotecas podres que levaram à falência o (a):

8 Q678370 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

A agricultura era a base da economia da França, durante a Idade Moderna. Acerca disso, pode-se afirmar que:

9 Q678706 | Conhecimentos Gerais, Economia Internacional, Prova de Medicina20201 1° DIA, CESMAC, CEPROS

As políticas econômicas neoliberais aplicadas em países como Chile, Reino Unido e Estados Unidos, nas décadas de 1970 e 1980, serviram para a realização, em 1989, do Consenso de Washington, que preconizou uma série de medidas a serem adotadas por países em desenvolvimento, como o Brasil. Entre as diretrizes, definidas no Consenso é possível destacar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.