Questões de Vestibular: Economia Nacional

Prepare-se para a prova com questões de Economia Nacional de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q684337 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Vestibular, FATEC, FATEC

O Brasil é um dos maiores exportadores de commodities do mundo.
Chamamos de commodities produtos de base

2 Q679379 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Os conhecimentos acerca do espaço da produção e da circulação brasileira e mundial permitem afirmar:

3 Q679019 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

A região no Brasil conhecida como Quadrilátero Ferrífero é considerada a província mais antiga de exploração mineral, com grandes jazidas de ferro, manganês, ouro, topázio-imperial e bauxita. É CORRETO afirmar que esta região está localizada na porção:

4 Q679255 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX

Plano Real


Duas características básicas podem ser identificadas no Plano Real dentro da sequência de tentativas de estabilização da economia brasileira, depois da crise da dívida externa do início da década de 1980. Uma característica foi a intenção deliberada de fugir aos movimentos bruscos e do elemento surpresa que fizeram a glória e o fracasso de seus antecessores, e que atingiram o paroxismo no Plano Collor. A segunda característica foi a insistência da equipe no governo em anunciar o plano como uma estratégia multifásica de estabilização, da qual a reforma monetária seria apenas um momento, e não necessariamente o mais importante. Essas duas características tinham o objetivo de desarmar os espíritos dos agentes econômicos, que tinham se habituado a associar programas de estabilização a perdas súbitas de direitos.


Fonte: CARNEIRO, Dionísio Dias. Plano Real. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/plano-real>. Acesso em: 24 ago. 2019.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o plano Real:

5 Q680898 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

É particularmente no Oeste da província de São Paulo – o Oeste de 1840, não o de 1940 – que os cafezais adquirem seu caráter próprio, emancipando-se das formas de exploração agrária estereotipadas desde os tempos coloniais no modelo clássico de lavoura canavieira e do “engenho” de açúcar. A silhueta antiga do senhor de engenho perde aqui alguns dos seus traços característicos, desprendendo-se mais da terra e da tradição – da rotina – rural. A terra da lavoura deixa então de ser o seu pequeno mundo para se tornar unicamente seu meio de vida, sua fonte de renda e de riqueza. A fazenda resiste com menos energia à influência urbana.
(Sérgio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil, 1995.)
O historiador compara duas economias agrárias, empregando como critério da comparação

6 Q675005 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

A riqueza que fez de Manaus uma cidade cosmopolita foi gerada por uma árvore da floresta, a seringueira. No final do século XIX, a borracha, flexível e à prova-d’água, causou furor em um mundo em plena expansão industrial, mas acostumado a lidar apenas com madeira e ferro. O látex, suco que emana da seringueira e é a matriz da borracha, respondia em 1920 por um quarto de todas as exportações brasileiras e saía daAmazônia em barcosa vapor direto para a Europa e os Estados Unidos, onde fábricas produziam de espartilho a mola para porta e zepelins.


National Geographic, n. 143, fev. 2012 (adaptado).



A atividade econômica mencionada no texto propiciou ao Brasil e à Europa desempenhar, respectivamente, os papéis de

7 Q686791 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Medicina, FAG, FAG

Enquanto coletava plantas para a aula de botânica, Pedrinho acidentalmente perfurou o dedo com um espinho. Antes mesmo que providenciasse um curativo, percebeu que o sangue parara de escorrer pela pele perfurada. A formação do coágulo que estancou o sangue ocorreu porque

8 Q680311 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, RS, ESPM, ESPM

Somente a partir de 1850 vai se observar um maior dinamismo no desenvolvimento econômico do país em geral e de suas manufaturas em particular. O crescimento do número de empresas industriais se faria com relativa rapidez.
(Sonia Mendonça. A Industrialização Brasileira)
O assunto tratado no texto guarda relação com:

9 Q688017 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

O reconhecimento dessa tradição como patrimônio cultural brasileiro contribui para o(a)

10 Q681142 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Primeiro Semestre, SÃO CAMILO, VUNESP

O surto de crescimento, que começou em 1968, lembra o do Plano de Metas de JK, que durou de 1957 a 1962, mas com uma importante diferença: no boom dos anos 50, a inflação subiu de 23,89% em 1957 para 55,04% em 1962, ao passo que no surto da década seguinte a inflação caiu de 23,63% em 1968 para 14,66% em 1973. Este fato fez com que se começasse a falar de “milagre econômico brasileiro”.
(Paul Singer. “O processo econômico”. In: Daniel Aarão Reis (coord.). Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010, vol. 5, 2014. Adaptado.)
Um dos motivos para essa contenção inflacionária durante o “milagre” foi
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.