Questões de Vestibular: Embriologia humana

Prepare-se para a prova com questões de Embriologia humana de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q679275 | Biologia, Embriologia humana, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX

“Passada a euforia causada pela descoberta da gravidez, a futura mamãe logo se vê intrigada por outra questão: afinal, é menino ou menina? A boa notícia é que o suspense não precisa se prolongar até a 16ª semana, quando o exame de ultrassonografia finalmente deixa claro o sexo do bebê. Com testes chamados de sexagem fetal, realizados por meio de uma amostra de sangue ou urina, é possível descobrir o gênero do feto algumas semanas antes, aplacando, assim, a ansiedade da família.”


A história da sexagem começou no ano de 1997, quando foi constatado a existência de DNA fetal no plasma materno. Esta descoberta, juntamente com o avanço e refinamento das técnicas de biologia molecular, tornou possível a pesquisa para identificação do sexo do bebê antes mesmo da realização da ultrassonografia.

Fonte: https://bebe.abril.com.br/gravidez/sexagem-fetal-e-menino-ou-menina/ (2017) e LO, YM. et al. Presence of fetal DNA in maternal plasma and serum. Lancet. 1997 Ago 16;350(9076):485-7.)


Sobre a diferenciação dos sexos no desenvolvimento embrionário, qual fator é crucial para iniciar o desenvolvimento das gônadas indiferenciadas?

2 Q689615 | Biologia, Embriologia humana, Vestibular, IFMT, IF MT

Todos os seres vivos necessitam de energia para manter seu metabolismo, crescer e se reproduzir. A energia para os processos vitais é proveniente da degradação de moléculas orgânicas de elevado potencial energético, como glicídios, lipídeos e proteínas. As plantas sintetizam moléculas orgânicas que elas próprias sintetizam por meio da fotossíntese, sendo, portanto, seres autotróficos.

(Amabis e Martho. Biologia Moderna vol. 2 - 1 ed. Ed. Moderna. Pg. 106-108. 2016/)

Com relação à fotossíntese, analise as alternativas e marque a única assertiva com todas informações corretas:

3 Q680437 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Após a fecundação, há formação do zigoto, que sofre transformações mitóticas sucessivas. As primeiras divisões são conhecidas, durante o desenvolvimento embrionário, como a fase de segmentação ou clivagem, onde ocorre a:

4 Q680440 | Biologia, Embriologia humana, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN

Relacione adequadamente os órgãos e os sistemas do organismo humano aos folhetos embrionários que lhes deram origem. (Considere que alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez e outros poderão não ser usados.)
1. Endoderma. 2. Ectoderma. 3. Mesoderma.
( ) Derme. ( ) Epiderme e anexos (pelos, unhas e glândulas). ( ) Revestimento do tubo digestório. ( ) Fígado e pâncreas. ( ) Encéfalo, medula e nervos.
A sequência está correta em

5 Q675357 | Biologia, Embriologia humana, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Pais com síndrome de Down

A síndrome de Down é uma alteração genética associada à trissomia do cromossomo 21, ou seja, o indivíduo possui três cromossomos 21 e não um par, como é normal. Isso ocorre pela união de um gameta contendo um cromossomo 21 com um gameta possuidor de dois cromossomos 21. Embora, normalmente, as mulheres com a síndrome sejam estéreis, em 2008, no interior de São Paulo, uma delas deu à luz uma menina sem a síndrome de Down.
MORENO, T. Três anos após dar à luz, mãe portadora de síndrome de Down revela detalhes de seu dia a dia. Disponível em: www.band.uol.com.br. Acesso em: 31 out. 2013 (adaptado).

Sabendo disso, um jovem casal, ambos com essa síndrome, procura um médico especialista para aconselhamento genético porque querem ter um bebê.

O médico informa ao casal que, com relação ao cromossomo 21, os zigotos formados serão

6 Q684864 | Biologia, Embriologia humana, Vestibular 2 semestre, UNIVESP, VUNESP

Nos últimos anos, no Brasil, têm crescido os debates sobre a reforma da previdência. As mudanças nas regras da previdência têm como um de seus objetivos

7 Q677837 | Biologia, Embriologia humana, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, nasceram, em 2017, quase três milhões de crianças. Considerando que o desenvolvimento embrionário ocorre em etapas, é correto afirmar que na “etapa da segmentação”, há:

8 Q687982 | Biologia, Embriologia humana, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as informações abaixo:
I) Cnidários possuem células especializadas, os cnidoblastos, capazes de causar queimaduras e irritações dolorosas na pele de pessoas que os tocam. II) Algumas espécies de moluscos gastrópodes podem formar pérola a partir de algas raspadas pela rádula (dentes raspadores). III) Protozoários flagelados causam a inflamação dos ossos das pernas, tornando-as deformadas e provocando uma doença conhecida como elefantíase. IV) Devido ao seu hábito alimentar, as sanguessugas foram muito utilizadas no passado na prática de sangrias, em pacientes com pressão alta.
Assinale a alternativa correta:

9 Q681621 | Biologia, Embriologia humana, Vestibular UFMS, UFMS, INEP

Em humanos, depois da fecundação do óvulo pelo espermatozoide, forma-se o zigoto (ou ovo), contendo dois pró-núcleos que, durante a cariogamia, fundem-se. Na sequência do desenvolvimento embrionário, ocorre a formação da mórula. Assinale a alternativa que caracteriza a mórula.

10 Q679658 | Biologia, Embriologia humana, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Considere que um casal impossibilitado de ter filhos em condições normais tiveram gêmeos, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino. Isso só foi possível depois que um especialista em reprodução humana sugeriu que, para o caso, o método mais indicado seria o da fertilização in vitro. A técnica consiste na estimulação ovariana para aumentar a produção de óvulos. Em seguida, os óvulos são coletados e levados ao laboratório onde são colocados em meio artificial juntamente com espermatozoides para que ocorra a fecundação. Se a fertilização for bem sucedida, no terceiro dia após a fecundação, os embriões são transferidos para o útero da mãe.
Em relação à formação desses gêmeos, pode-se afirmar:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.