Questões de Enem e Vestibulares: Equilíbrio químico

Confira aqui Questões Equilíbrio químico de Enem e Vestibulares Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros


(FUVEST) No sistema em equilíbrio: 

2NO(g) + O2(g) —> 2NO2(g)       ΔH = -27

A quantidade de NO2 aumenta com a: 

(UFC) Uma das reações que podem ocorrer em uma atmosfera poluída é representada pelo equilíbrio químico a seguir: 2NO(g) + O2(g) ↔ 2NO2(g); ∆H > 0. 

Considerando tratar-se de uma reação simples e elementar, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa correta. 

(ITA – SP) Um mol de hidrogênio é misturado com um mol de iodo num recipiente de um litro a 500°C, onde se estabelece o equilíbrio H2(g) + I2(g) D 2 HI(g). Se o valor da constante de equilíbrio (Kc) for 49, a concentração de HI no equilíbrio em mol/litro valerá:

(FAAP – SP) Foi aquecido a 250°C um recipiente de 12 litros contendo certa quantidade de PCl5. Sabe-se que, no equilíbrio, o recipiente contém 0,21 mol de PCl5, 0,32 mol de PCl3 e 0,32 mol de Cl2. A constante de equilíbrio, para a dissociação térmica do PCl5, em mol/litro, é:

(FUVEST) Algumas argilas do solo têm a capacidade de trocar cátions de sua estrutura por cátions de soluções aquosas do solo. A troca iônica pode ser representada pelo equilíbrio:

R–Na+(s) + NH4+(aq) ↔ R–NH4+(s) + Na+ (aq),

onde R representa parte de uma argila.

Se o solo for regado com uma solução aquosa de uma adubo contendo NH4NO3, o que ocorre com o equilíbrio anterior?

(FATEC) Nas condições ambientes, é exemplo de sistema em estado de equilíbrio uma:

(UFES) Numa dada temperatura, as pressões parciais de cada componente da reação: N2(g) + O2(g) ⇄ 2 NO no equilíbrio valem, respectivamente, 0,8 atm, 2 atm e 1 atm. Qual será o valor do Kp?

(PUC-RS) Um equilíbrio envolvido na formação da chuva ácida está representado pela equação:

2 SO2(g) + O2 (g) → 2 SO3 (g)

Em um recipiente de 1 litro, foram misturados 6 mols de dióxido de enxofre e 5 mols de oxigênio. Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de trióxido de enxofre medido foi 4. O valor aproximado da constante de equilíbrio é:

(UFAL) Na expressão da constante de equilíbrio da reação H2(g) + Br2(g) D 2 HBr(g) estão presentes as concentrações em mol/L das três substâncias envolvidas. Isto porque a reação:

(UFRS) Uma reação química atinge o equilíbrio químico quando: