"A riqueza das sociedades onde reina o modo de produção capitalista aparece como uma enorme coleção de mercadorias, e a mercadoria individual, por sua vez aparece como sua forma elementar. [...] A mercadoria é antes de tudo, um objeto externo, uma coisa que, por meio de suas propriedades, satisfaz necessidades humanas de um tipo qualquer. [...] A utilidade de uma coisa faz dela um valor de uso. Mas essa utilidade não flutua no ar. Condicionada pelas propriedades do corpo da mercadoria, ela não existe sem esse corpo. [...] O valor de uso se efetiva apenas no uso ou no consumo. [...] O valor de troca aparece inicialmente como a relação quantitativa, a proporção na qual valores de uso de um tipo são trocados por valores de uso de outro tipo, uma relação que se altera constantemente no tempo e no espaço." MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2017. pp. 117-118 Marx inicia sua obra clássica definindo o que é mercadoria, já que é tão importante para a compreensão do capitalismo, seu objeto de investigação. Para isso, dentro do método materialismo histórico e dialético, ele retoma a crítica à noção de valor, e aprimora a visão clássica de Smith e Ricardo, estabelecendo sua visão do que é valor de uso e de consumo. Como Marx compreende o que é valor?
a) O valor é determinado pelo produto da terra, que consoante o uso dado para cada classe social terá diferentes conotações.
b) O valor está contido no trabalho, somente quando este for baseado na atividade fabril e estiver relacionado à mais-valia.
c) O valor é determinado pelo tempo de trabalho abstrato, socialmente necessário para a produção e reprodução de uma mercadoria.
d) O valor só é contado quando alguém adquire o produto. Nesse momento, ele carrega toda a luta de classes que fez o trabalhador conseguir produzi-lo.
e) O valor é determinado pelo trabalho, somado ao processo lucro e subtraídos os custos diretos. A mercadoria será vendida pelo preço de custo, sem impostos ou outras barreiras.