Entrar

Questões de Vestibular: Estequiometria

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: Estequiometria. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A produção de aço envolve o aquecimento do minério de ferro, junto com carvão (carbono) e ar atmosférico em uma série de reações de oxirredução. O produto é chamado de ferro-gusa e contém cerca de 3,3% de carbono. Uma forma de eliminar o excesso de carbono é a oxidação a partir do aquecimento do ferro-gusa com gás oxigênio puro. Os dois principais produtos formados são aço doce (liga de ferro com teor de 0,3% de carbono restante) e gás carbônico. As massas molares aproximadas dos elementos carbono e oxigênio são, respectivamente, 12 g/mol e 16 g/mol.
LEE, J.D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blucher, 1999 (adaptado).

Considerando que um forno foi alimentado com 2,5 toneladas de ferro-gusa, a massa de gás carbônico formada, em quilogramas, na produção de aço doce, é mais próxima de

Qual dos seguintes conceitos é central para a estequiometria?

Quantos moles de O2 são necessários para reagir completamente com 4 moles de H2 na seguinte reação: 2H2 + O2 -> 2H2O?

Se uma reação química diz que 1 mol de A reage com 2 mols de B para produzir 1 mol de C, quantos mols de B são necessários para reagir completamente com 5 mols de A?

O que é a lei da conservação da massa?

Se você tem 5 mols de H2 e 3 mols de O2, qual é o reagente limitante na reação 2H2 + O2 -> 2H2O?

O que é o rendimento teórico de uma reação química?

Qual o conceito usado para comparar a quantidade de reagentes usados em uma reação ou para determinar a quantidade de produtos formados?