A mensuração de desempenho no setor público é um tema polêmico. Para alguns autores, a mensuração
de desempenho tem contribuído para a transparência de custos e resultados, para a melhoria da
qualidade dos serviços prestados e até mesmo para a motivação dos funcionários. Segundo seus
críticos, trata-se, no entanto, de uma transposição indevida de um instrumento desenvolvido para a
gestão empresarial, que gera graves distorções quando aplicado ao setor público.
Apesar da polêmica, as experiências de mensuração de desempenho têm-se expandido tanto no Brasil
quanto em outros países. Diferentes governos vêm enfrentando as dificuldades introduzidas por essa
nova forma de gestão e procurando aperfeiçoar metas e indicadores.
PACHECO, R. S. V. Mensuração de desempenho no setor público: os termos do debate.
Cadernos de Gestão Pública e Cidadania . v. 14, n. 55, jul./dez. 2009 (adaptado).
Acerca da mensuração de desempenho no setor público, assinale a opção correta.
a) A mensuração de desempenho nas organizações públicas deve estar alinhada ao planejamento de
curto prazo e à gestão de processos.
b) O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) prejudica o avanço e a
eficiência da mensuração de desempenho.
c) Os burocratas de nível de rua (street level bureaucrats ) tendem a fazer parte do segmento a favor da
implementação da mensuração de desempenho em seu ambiente de trabalho.
d) A mensuração de desempenho deve focar nos controles formais de procedimentos para garantir o
alcance dos resultados.
e) A definição prévia dos resultados que devem ser alcançados e do responsável por atingi-los é um dos
critérios para a boa mensuração de desempenho.