Questões de Vestibular: Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos

Prepare-se para a prova com questões de Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674936 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Digital Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da Lei Aberdeen. O governo britânico, entretanto, ainda receava que, sem um tratado anglo-brasileiro satisfatório para substituí-la, não haveria nada que impedisse os brasileiros de um dia voltarem aos seus velhos hábitos.
BETHELL, L. A abolição do comércio brasileiro de escravos. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

As tensões diplomáticas expressas no texto indicam o interesse britânico em

2 Q678156 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Vestibular de Medicina, UniCEUB, UNICEUB

Leia o prólogo do diário de Cristóvão Colombo sobre a sua primeira viagem às Índias, realizada em 1492.
Vossas Altezas como Católicos cristãos e príncipes amantes da Santa fé cristã e inimigos da seita de Maomé e de todas idolatrias e heresias pensaram de enviar-me a mim, Cristóvão Colombo, à Índia e ordenaram que eu não fosse por terra ao Oriente, por onde se costumam andar, mas pelo caminho de Ocidente. Assim, que depois de haverem expulsado os judeus de todos os vossos Reinos e Senhorios, no mesmo mês de janeiro, mandaram Vossas Altezas a mim, que com armada suficiente me fosse as ditas partes da Índia; e para isso me fizeram grandes mercês e me enobreceram. (Diario de a bordo, 2010. Adaptado.)
Em seu diário, Cristóvão Colombo menciona

3 Q680266 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Leia o enunciado abaixo.
No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.

4 Q679713 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Prova 08, UEMG, UEMG

O contexto histórico europeu do século XVI, no qual está inserido o diálogo entre o viajante europeu e o indígena, é caracterizado pelo

5 Q675318 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

Os séculos XV e XVI, quando se vão desmoronando as estruturas socioeconômicas da Idade Média perante os novos imperativos da Época moderna, constituem um momento-chave na história florestal de toda a Europa Ocidental. Abre-se, genericamente, um longo período de “crise florestal”, que se manifesta com acuidade nos países onde mais se desenvolvem as atividades industriais e comerciais. As necessidades em produtos lenhosos aumentam drasticamente com o crescimento do consumo nos mercados urbanos e nas regiões onde progridem a metalurgia e a construção naval, além da sua utilização na vida quotidiana de toda a população.
DEVY-VARETA, N. Para uma geografia histórica da floresta portuguesa. Revista da Faculdade de Letras — Geografia, n. 1, 1986 (adaptado).

Qual acontecimento do período contribuiu diretamente para o agravamento da situação descrita?

6 Q686890 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP

“A Igreja Ortodoxa resultou da ruptura com a Igreja de Roma, em 1054. Até ocorrer o Cisma, duas grandes tradições conviviam no interior do cristianismo: a latina, no Império Romano do Ocidente, com sede em Roma, e a bizantina, no Império Romano do Oriente, sediada em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul, na Turquia). A Igreja Ortodoxa adota os mesmos sacramentos da Igreja Católica. No entanto, os rituais ortodoxos são cantados sem o acompanhamento de instrumentos musicais e as imagens esculpidas de santos são proibidas, exceto o crucifixo e os ícones sagrados. Os ortodoxos não admitem o conceito de infalibilidade do papa e do purgatório, lugar intermediário entre o Céu, reservado aos crentes, e o Inferno, destinado aos pagãos. Também rejeitam a doutrina católica da Imaculada Conceição segundo a qual Maria teria nascido sem pecado e concebido seu filho virgem. De acordo com os ortodoxos, esse dogma não faz parte da narrativa bíblica e contraria a doutrina tradicional do pecado original.”
(BRAICK, Patrícia e Ramos. MATA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª ed. - São Paulo, Moderna, 2010. p. 175.)


O Cisma do Oriente, referido no texto acima resultou

7 Q679621 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

Cristóvão Colombo inicia o diário de sua primeira viagem com uma introdução em que recorda as circunstâncias nas quais os soberanos da coroa de Castela e Aragão deram-lhe a tarefa de encontrar o caminho marítimo para a

8 Q680689 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Humanas, UEA, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder à questão.

O tráfico atlântico vai permitir – entre os séculos XVI e XVIII – a exploração das colônias nas Américas. Os portugueses implantaram um cativeiro em São Tomé, abastecido a partir do Congo. No Novo Mundo, os escravos são direcionados a princípio para o trabalho nas plantações, principalmente de cana-de-açúcar. Um comércio triangular é implantado entre a Europa, a África e as Américas, onde circulam, de um continente a outro, quinquilharias, escravos e produtos das colônias.

(Marc Ferro. A colonização explicada a todos, 2017. Adaptado.)
O equilíbrio histórico dos três séculos foi, em muitos aspectos, abalado

9 Q675950 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares [...]. Porém o melhor fruto que dela se pode tirar me parece que será salvar esta gente.

Carta de Pero Vaz de Caminha.
In: MARQUES, A.; BERUTTI. F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 2001

A carta de Pero Vaz de Caminha permite entender o projeto colonizador para a nova terra. Nesse trecho, o relato enfatiza o seguinte objetivo:

10 Q679607 | História, Expansão Comercial a Marítima a busca de novos mundos, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV

A chegada de uma frota portuguesa liderada pelo fidalgo Pedro Álvares Cabral em 21 de abril de 1500 no litoral do atual estado da Bahia foi precedida por outro grande evento das navegações lusitanas que estimulou o rei D. Manuel I, o venturoso, a investir nesse importante empreendimento marítimo e comercial para o Estado português. Esse evento da expansão marítima portuguesa que precedeu a viagem cabralina foi
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.