Participantes, desde o início da década de 1990, do Sistema Logístico Brasileiro, os portos secos — oficialmente
conhecidos como EADI (Estação Aduaneira Interior) — poderiam contribuir muito para reduzir os gargalos
da infraestrutura portuária do país. Mesmo com todas as vantagens oferecidas, inclusive as financeiras,
os portos secos hoje existentes movimentam um volume pouco expressivo do total do comércio exterior,
com o enorme predomínio das importações, que representam a maior parte desse total.
Considerando a experiência brasileira com portos-secos, avalie as afirmações a seguir.
I. Os portos-secos oferecem agilidade no desembaraço aduaneiro das mercadorias, principalmente
por haver, dentro dos terminais, escritórios da Receita Federal, do Ministério da Agricultura,
Pecuária e Abastecimento, e da Anvisa.
II. As tarifas de armazenagem e movimentação, nos portos-secos, são superiores às cobradas nos
terminais de zona primária.
III. Os portos-secos são importantes aliados da logística na área portuária, pois, além de desafogarem
os portos, tornam mais ágeis os procedimentos de despacho aduaneiro ao efetuarem as mesmas
operações em área operacional muito maior e com custos inferiores aos das áreas portuárias.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I, II e III.