Entrar

Questões de Vestibular: Floresta Amazônica

Confira aqui questões de Floresta Amazônica para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UERJ) - Adaptado

O assassinato do líder seringueiro Chico Mendes, em 1988, deu expressão internacional à pequena cidade de Xapuri, no Acre, e voltou o olhar do mundo para milhares de cidadãos que fazem da extração do látex seu sustento e do Vale Amazônico sua morada. O que poucos sabem é que esse foi apenas mais um capítulo da saga da borracha. Durante a Segunda Guerra Mundial, um exército de retirantes foi mobilizado com pulso firme, propaganda forte e promessas delirantes para deslocar-se rumo à Amazônia e cumprir uma agenda do Estado Novo. Ao fim do conflito, em 1945, os migrantes que sobreviveram às durezas da selva foram esquecidos no Eldorado. Passadas décadas, os soldados da borracha hoje lutam para receber pensão equivalente à dos ex-pracinhas.

(Adaptado de revistaepoca.globo.com, 18/04/2011).

A extração de recursos naturais da Floresta Amazônica, como o látex, ainda hoje se insere em um contexto de problemas sociais, relacionados principalmente ao seguinte fator:

(UFRGS). Os Problemas Ambientais Brasileiros: “Nós, os seringueiros, não queremos transformar a Amazônia num santuário, o que nós não queremos é a Amazônia devastada. E aí se pergunta: qual é a proposta que vocês tem? E nós então começamos a discutir além da questão da luta contra o desmatamento, nós começamos a apresentar a proposta alternativa para a conservação da Amazônia. Estas propostas se baseiam hoje na criação das reservas extrativistas. Os seringueiros não se interessam e nem  querem o título de propriedade, nós não queremos título nenhum e nem ser donos da terra, o que nós queremos é que a terra seja de domínio da União e de usufruto para os seringueiros, e dos habitantes da floresta.”
(MENDES, Chico. A Luta dos Povos da Floresta. 1990. Terra Livre n. 7, p. 10-11.)

O comentário anterior, de Chico Mendes, permite afirmar que:

(FUNCAB - 2013 - SEE-AC - Professor de Ensino Fundamental)

O seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, defendia a integridade da floresta amazônica e a regularização da situação fundiária das populações remanescentes do ciclo da borracha em pleno momento de disputas pela posse de terras que haviam tomado as décadas de 1970 e 1980 no Acre. Essas disputas ocorreram, entre outrosmotivos, pela iniciativa de conversão da floresta em grandes projetos empresariais de:

“Em 1975, aos 31 anos, Chico Mendes deu início a sua atuação como sindicalista e ativista em defesa da Floresta Amazônica.”

(https://exame.comy/brasil/a-resistencia-dos-seringueiros-conheca-a-historia-de-chico-mendes/)

A respeito dos conflitos acerca da preservação da floresta amazônica e o papel de Chico Mendes neste contexto, analise as afirmativas a seguir.

l. A política implantada pelo regime militar na Amazônia, para retomada econômica promoveu o uso sustentável dos recursos, buscando a revitalização do ciclo da borracha.

Il. Chico Mendes foi o maior símbolo brasileiro da luta pela preservação da floresta Amazônica, assassinado em 1988 a mando de um fazendeiro.

IIl. A morte de Chico Mendes evidenciou a urgência da exploração irrestrita da floresta Amazônica, devido ao seu potencial para o agronegócio.

(ENEM - 2020 - PROVA AZUL) Os seringueiros amazônicos eram invisíveis no cenário nacional nos anos 1970. Começaram a se articular como um movimento agrário no início dos anos 1980, e na década seguinte conseguiram reconhecimento nacional, obtendo a implantação das primeiras reservas extrativas após o assassinato de Chico Mendes. Assim, em vinte anos, os camponeses da floresta passaram da invisibilidade à posição de paradigma de desenvolvimento sustentável com participação popular.

ALMEIDA, M. W. B. Direitos à floresta e ambientalismo: seringueiros e suas lutas.

De acordo com o texto, a visibilidade dos seringueiros amazônicos foi estabelecida pela relação entre

(CONSULPLAN - 2011 - IBGE - Agente de Pesquisas por Telefone)

“O assassinato de Chico Mendes, em 1988, em Xapuri, no estado do(e) _______________ despertou a atenção do mundo para as disputas entre grandes proprietários e _______________ na Amazônia, um grave problema que persiste até hoje.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.  

(Ufv 2004) A partir dos anos 80 do século XX, principalmente após o assassinato do sindicalista Chico Mendes, ampliou-se o debate em torno das reservas extrativistas, como alternativa para preservação da Amazônia. Em homenagem ao sindicalista, foi criada a Reserva Extrativista Chico Mendes, no município de Xapuri, no estado do Acre.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que expressa CORRETAMENTE o conceito de reserva extrativista:

(CESGRANRIO - 2009 - BNDES - Técnico de Arquivo)

O nome do seringueiro Chico Mendes se tornou emblemático na luta pelo uso sustentável dos recursos ambientais da Amazônia e pela sobrevivência digna dos "povos da floresta". Essa luta conduziu à criação de um novo tipo de unidade de conservação no Brasil.
A unidade de conservação em foco é denominada

(Instituto Access - 2021 - DETRAN-AC - Técnico Administrativo Vistoriador)

“No começo pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade”. (Chico Mendes) (https://exame.com/brasil/a-resistencia-dosseringueiros-conheca-a-historia-de-chico-mendes/)  A respeito da luta de Chico Mendes, assinale a afirmativa correta.