Entrar

Questões de Vestibular: Força de Tração

Confira aqui questões de Força de Tração para Vestibular grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Analise as alternativas e assinale a correta.

Se o ângulo formado entre a plataforma e a cinta, de ambos os lados do pneu, é de 60o , admitindo que cada extremo da cinta se encontre sob uma tração de intensidade T, o acréscimo da força de contato de intensidade F entre cada pneu e a plataforma, devido ao uso desse dispositivo, é dado por:

Texto associado.

Um pêndulo com um fio de massa desprezível e comprimento L = 0,5m possui, presa à sua extremidade, uma esfera de ferro igual a 1,0kg. O pêndulo oscila formando um ângulo máximo de 60º com a vertical.

Nessas condições, é correto afirmar que o trabalho realizado pela força de tração do fio que exerce sobre a esfera, entre as posições A e B da figura, em joules, é igual a

Considere uma corda de massa 900 g e comprimento 3 m. Determine a intensidade da força de tração que deverá ser aplicada a essa corda para que um pulso se propague nela com velocidade de 10 m/s.

(UFRGS-RS) Uma esfera de 2 kg de massa está presa por um fio ideal a outra esfera de 4 kg, que repousa sobre uma superfície horizontal sem atrito. A tração no fio é:

(UNESP) Um bloco de massa 10 kg é puxado por uma corda que faz um ângulo de 30° com a horizontal. Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano horizontal é de 0,2, qual é o módulo da força de tração na corda para que o bloco seja arrastado com velocidade constante?

(UFRGS-RS) Uma pessoa empurra um caixote de 30 kg de massa com uma força horizontal constante de 120 N. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre o caixote e o chão é igual a 0,30, a aceleração do caixote é de:

(UFF-RJ) Um corpo de massa 5,0 kg está pendurado na extremidade de um fio ideal, o qual passa por uma polia ideal. No outro extremo do fio é aplicada uma força constante F, que provoca uma aceleração no sistema de 4,0 m/s². A força F é de:

(UNIFESP) Uma força F é aplicada a uma caixa de 50 kg, inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito. Se a força F é igual a 250 N, a velocidade da caixa após percorrer 20 m é de:

(UFRGS-RS) Um objeto de 4,0 kg está pendurado em um fio ideal, que passa por uma polia sem atrito. Uma das extremidades do fio é fixa e a outra está presa a um objeto de 2,0 kg que se move sem atrito sobre uma superfície horizontal. A aceleração do objeto de 2,0 kg é: