Questões de Vestibular: Fundamentos Macroeconomicos

Prepare-se para a prova com questões de Fundamentos Macroeconomicos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683253 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

A publicação da obra A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, em 1936, por John Maynard Keynes, foi fundamental para que os economistas se deparassem com duas das principais abordagens acerca da relação entre investimento e poupança. A visão mais convencional se alicerçava na hipótese de que a poupança prévia seria condição necessária para a realização do investimento; por outro lado, para Keynes, a poupança era resultado do investimento.
As correntes do pensamento econômico apresentam visões distintas sobre as relações entre o investimento (I) e a poupança (S). Considerando o exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. O comportamento dos poupadores não condiciona a realização de investimentos, de acordo com a abordagem neoclássica.
II. O investimento determina a poupança, pois, ao estimular a demanda agregada, ele induz um aumento na renda e na poupança, segundo o princípio da demanda efetiva de Keynes.
III. O investimento, no mercado de fundos emprestáveis, é determinado pela poupança, e a taxa de juros é responsável pela igualdade entre poupança e investimento (S = I), no modelo clássico, de acordo com a Lei de Say.
IV. A taxa de juros, para o modelo clássico, é determinada pela produtividade marginal do capital e pela preferência intertemporal dos indivíduos; tal análise difere da perspectiva de Keynes, que analisa a taxa de juros como resultante da preferência por liquidez, dada a oferta de moeda.

É correto apenas o que se afirma em

2 Q683246 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Ciências Econômicas, MEC, INEP, 2022

Em um país com alta mobilidade de capitais e câmbio administrado pelo Banco Central em certo intervalo de variação (bandas cambiais), os agentes econômicos, quando pressentem a iminência de uma crise cambial, buscam converter seu capital em moeda estrangeira e(ou) manter sua riqueza fora do país. Diante de uma fuga de capitais, o Banco Central tem alguns mecanismos de defesa para conter a especulação cambial e evitar perda nas reservas internacionais.
Nesse contexto, a melhor aplicação dessas medidas em uma suposta crise cambial consiste em

3 Q683108 | Economia, Fundamentos Macroeconomicos, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

TEXTO 1
A Rússia é o principal exportador de trigo do mundo, enquanto a Ucrânia aparece na 4ª posição. Ambas são responsáveis por 30% da produção do mercado mundial. No entanto, com a guerra, houve uma queda na exportação de trigo dos dois países, em razão das sanções aplicadas à Rússia e da paralisação dos portos da Ucrânia. Diante desse cenário, países que compram trigo da Rússia e da Ucrânia, como nações africanas, parte do Oriente Médio e Ásia, passaram a demandar trigo de outros países, como os da América do Norte e América do Sul. Em relação ao Brasil, Estados Unidos e Argentina aparecem como os principais países exportadores de trigo para nosso país.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 13 jun. 2022 (adaptado).
TEXTO 2
O modelo de ameaças ambientais é constituído por cinco forças competitivas, que impactam não somente na intensidade da concorrência, mas também na lucratividade de um setor. A concentração em poucos compradores e/ou fornecedores e a oferta de produtos substitutos a preços competitivos são fatores que podem afetar negativamente a lucratividade das empresas de um setor.
PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (adaptado).

Considerando os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia no abastecimento mundial de trigo e o modelo de Porter, avalie as afirmações a seguir.
I. A lucratividade das empresas argentinas exportadoras de trigo tende a aumentar com a diminuição do número de países exportadores de trigo.
II. O poder de barganha das empresas brasileiras importadoras de trigo tende a aumentar em relação ao das empresas exportadoras de trigo da Argentina.
III. A lucratividade das empresas exportadoras de trigo tende a aumentar caso os países exportadores aumentem o número de opções de produtos substitutos ao trigo a preços competitivos.


É correto o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.