Questões de Enem e Vestibulares: Grandes Mestres da Pintura

Encontre aqui questões Grandes Mestres da Pintura de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A primeira grande inovação da pintura pré-renascentista é o processo de pintar a óleo. Os pintores do passado haviam usado apenas as técnicas do afresco, da têmpera e da encáustica. A invenção da tinta a óleo é atribuída a
É considerado o pioneiro da arte abstrata e, por alguns, o primeiro pintor totalmente não representativo a obter composições complexas apenas com objetos quase irreconhecíveis:

No Renascimento Veneziano, em 1516, morre Giovanni Bellini, pintor oficial da República de Veneza. Quem substituiu esse pintor, depois de sua morte?

Ticiano Vecellio, um importante pintor italiano do século XV, é considerado um dos maiores representantes da Escola de Veneza do Renascimento Italiano. São obras de Ticiano:
O Impressionismo foi um movimento artístico presente na pintura no momento da chamada “Belle Époque” francesa. São pintores que pertenceram ao Impressionismo, EXCETO:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do pintor da obra “Prometeu Acorrentado”: 

Segundo os historiadores da arte, o pintor que rompeu com os dogmas estabelecidos da pintura românica, ao representar suas figuras humanas, sugerindo a estrutura anatômica do corpo sob os drapeados de suas vestes, foi:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do pintor da obra “A Taça de Vinho” (1661):
O pintor e arquiteto italiano Giotto di Bondone, nascido da cidade de Colle di Vespignano, é considerado o primeiro dos grandes mestres da pintura italiana, precursor do Renascimento e fundador da pintura ocidental moderna. Em relação a Giotto di Bondone, assinale a afirmativa correta.

Strickland (2014, p.106) destaca uma relação de pinturas que foram marcos na história da arte. Segundo a autora: “alteram o curso da arte ocidental, assinalando uma profunda mudança de um estilo ao seguinte. Essas obras seminais não só deslancharam uma revolução na forma como os pintores viam a arte, como também mudaram o modo de as pessoas pensarem o mundo”. Dentre estas obras ela cita: Conversão de Paulo, Juramento dos Horácios, Almoço sobre a Relva e Número 1.

A alternativa que corresponde aos pintores que as criaram é