Entrar

Questões de Vestibular: História da América

Confira aqui questões de História da América para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UFRRJ) “Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (...). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei”.

Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. As caras e as máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

O texto acima apresenta uma visão crítica da América Espanhola, a partir de sua independência política e refere-se ao fato
(UEMS) Quando os espanhóis conquistaram as terras do continente americano recorreram ao trabalho indígena para desenvolver a produção econômica, adotando, como formas de exploração do trabalho dos indígenas:
(Fuvest-SP) A incorporação de novas áreas, entre 1820 e 1850, que deu aos Estados Unidos sua atual conformação territorial, estendendo-se do Atlântico ao Pacífico, deveu-se fundamentalmente
(UFPE) A necessidade de braços para o trabalho nas colônias americanas provocou:
(PUC-RS) Durante os anos 80, a América Latina sofre os efeitos da grave crise econômica, na conjuntura conhecida como “a década perdida”. Nessa conjuntura, as políticas econômica e social, geralmente praticadas pelos maiores países da região, caracterizam-se
(PUC-RJ) Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião das conquistas e colonização das terras no Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, a exceção de:
(UFRJ) A partir da década de 30, a chamada “política de boa vizinhança” inaugurada pelos Estados Unidos significou, para a América Latina, a imposição de padrões culturais norteamericanos. Assinale a opção que se refere, incorretamente, a este processo.
(Cefet-PR) Entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos agravavam-se as contradições herdadas da fase colonial, e que foram aprofundadas pela questão da abolição da escravidão, levando à eclosão da Guerra de Secessão. À primeira vista, parece que o problema da escravidão teria sido o mais importante para explicar o conflito, mas, na realidade, a questão econômica é muito mais significativa porque:
(UFR-RJ) “A organização de trabalho (...), sofreu terrível impacto sob a dominação (...) (...) Uma série de procedimentos compulsórios de contigenciamento de mão-de-obra, tanto novos (...) quanto redefinidos (...) foram desastrosos para os índios (...).”

RIBEIRO, Darcy. As américas e a civilização. Rio de Janeiro: Vozes, 1997. p. 158-159.

Com relação à questão do trabalho indígena, no processo de colonização da Hispano – América, podemos afirmar que:
(U. Santa Ursula-RJ) Na América Espanhola e na América Portuguesa os colonizadores desenvolveram e adaptaram várias formas de trabalho compulsório. Populações indígenas foram escravizadas, assim como os negros da África. Assinale os tipos de trabalho compulsório na América Espanhola.