Entrar

Questões de Vestibular: História da América

Confira aqui questões de História da América para Vestibular grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UFRS) O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”. Esta teria sido responsável

I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.
II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.
III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

Quais dos itens estão corretos?
(PUC-RJ) Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é CORRETO afirmar que:
(UFRRJ) Nas décadas de 60 e 70, os Estados Unidos foram responsáveis pelo financiamento de diversas ditaduras militares na América Latina. No Chile, a partir do final da década de 60, as esquerdas formaram a Unidade Popular, que elegeu, pela primeira vez no continente, um presidente socialista escolhido pelo voto. O amplo programa de reformas do presidente Salvador Allende entrou em choque com os interesses das Oligarquias chilenas e dos Estados Unidos. Os EUA passaram a bloquear os créditos externos para o Chile e a CIA começou a financiar greves que paralisaram os setores de transportes e combustíveis. Após este pseudo-caos social, os principais resultados foram:
(UEMS) Qual ou quais das proposições abaixo identifica (ou identificam) os regimes populistas adotados na América Latina no século XX?

I. Atendimento às reivindicações das massas trabalhadoras e controle dos órgãos representativos da classe operária.
II. Tentativa de desenvolvimento do capitalismo nacional.
III. Sólida aliança com os grupos conservadores e ampla autonomia dos órgãos representativos da classe operária.
(UFR-RJ) “Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (…). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (…) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos a Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional.”

Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. In: FARIA, Ricardo de M. et alli. História. Belo Horizonte: Lê, 1989. v. 3.

A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX,
(PUC-RS) Durante os anos 80, a América Latina sofre os efeitos da grave crise econômica, na conjuntura conhecida como “a década perdida”. Nessa conjuntura, as políticas econômica e social, geralmente praticadas pelos maiores países da região, caracterizam-se
(UFRJ) A partir da década de 30, a chamada “política de boa vizinhança” inaugurada pelos Estados Unidos significou, para a América Latina, a imposição de padrões culturais norteamericanos. Assinale a opção que se refere, incorretamente, a este processo.
(Cefet-PR) Tida como a maior crise até então enfrentada pelo capitalismo, a crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos e atingiu com maior ou menor intensidade todos os países. Em linhas gerais, pode-se caracterizar esta crise como sendo:
(U. Santa Úrsula-RJ) A partir da década de 30, a chamada “Política da Boa Vizinhança”, inaugurada pelos Estados Unidos, significou na verdade uma imposição dos valores culturais norte-americanos na América Latina. Assinale a melhor opção:
(Unifor-CE) Depois da queda do Estado oligárquico, a maioria dos países latino-americanos importantes conheceu governos populistas. Em alguns deles, tal fato representou a experiência política mais importante nos meados do século XX. O populismo latino-americano