Entrar

Questões de Vestibular: História da Fotografia

Confira nesta página questões de Vestibular grátis com gabarito ou comentadas: História da Fotografia. Acesse milhares de exercícios resolvidos e treine online, se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“Mas a verdadeira vítima da fotografia não foi a pintura de paisagem, e sim o retrato em miniatura. A evolução foi tão rápida que por volta de 1840 a maioria dos pintores de miniaturas se transformaram em fotógrafos […].” Neste trecho do texto “Pequena História da Fotografia”, Walter Benjamin se refere à substituição da pintura pela fotografia em uma de suas funções. Infere-se do texto que a

A fotografia, uma invenção do século XIX, alterou dramaticamente a percepção e a experiência que a humanidade tinha do mundo, e o efeito se manteve até hoje. Levou um certo tempo, mas a fotografia conseguiu aceitação do público do cenário das artes visuais. Muitos fotógrafos artistas conseguiram deixar um grande legado para a história mundial da fotografia. Um exemplo disso é o brasileiro Sebastião Salgado. Alguns fotógrafos do cenário paraense também se destacaram nacional e internacionalmente, como

A invenção da fotografia, no século XIX, trouxe novas questões ao fenômeno da reprodução da imagem. Entre elas, a influência nos novos estilos artísticos que surgiram no fim do século. Em meio século, alterou-se o universo da pintura, da mesma forma que o cinema, em 1985, fez com que a fotografia tivesse que se redescobrir. Para Arago, o primeiro divulgador da descoberta, “o procedimento não passava de um utensílio, um auxiliar do trabalho científico posto à disposição de astrônomos, botânicos e arqueólogos. No entanto, Delaroche, pintor de batalhas até então no auge de sua carreira, saiu da sessão exclamando: ‘A partir de hoje a pintura morreu’” (DEBRAY, 1993, p.263).

Debates desta ordem são frequentes na História da Arte, pois:

A fotografia feita por meio de processos físico-químicos está presente no trabalho artístico de Man Ray. Em relação ao trabalho de Man Ray, assinale a afirmativa correta.
Sobre a História da Fotografia, assinale a alternativa INCORRETA.
Quanto ao papel da fotografia no curso da História do jornalismo, assinale a alternativa INCORRETA.

A fotografia é uma fonte histórica que demanda por parte do historiador um novo tipo de crítica. [...] Parafraseando Jacques Le Goff, há de se considerar a fotografia simultaneamente como imagem/documento e como imagem/monumento. (MAUAD, Ana Maria. Na mira do olhar: um exercício de análise da fotografia nas revistas ilustradas cariocas, na primeira metade do século XX, 2005.)

A interpretação CORRETA das duas formas de compreensão da fotografia acima expressa é a que compreende:

“Transformada em propaganda, a fotografia começa a ser usada nas reportagens militares. A crença de sua fidelidade é tão grande que Mathew Brandy chega a afirmar: ‘A câmera fotográfica é o olho da história’. Mas a questão é bem mais complexa, como comprova a análise da documentação da guerra da Criméia realizada por Roger Fenton em 1855”. (Fabris, 2008)

Assinale a alternativa que corresponde à repercussão da primeira fotografia publicada de uma guerra, segundo comenta Annateresa Fabris. Essa fotografia provocou nos historiadores:

“Logo depois de ter sido novidade na Europa, a notícia da invenção do daguerreótipo chega ao Brasil pelo Diário do Comércio do Rio de Janeiro em 1º de maio de 1839. Mas na verdade nosso país aparece na história da fotografia como palco de experiências seis anos antes”. (Zuanetti et al., 2004)

Assinale a alternativa que corresponde ao pioneiro das experiências fotográficas no Brasil.

A fotografia, antes de tudo, é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história. Cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. A frase do grande fotógrafo norte-americano Ansel Adams (1902–1984) nos dá pistas sobre a importância da Linguagem Fotográfica. A compreensão e o domínio de todos os seus elementos é o que pode transformar uma imagem em uma obra de arte.

Com relação aos elementos que fazem parte da Linguagem Fotográfica, considere os itens a seguir.

I. Alternação.
II. Linhas e Formas.
III. Texturas.
IV. Luz e tons.

Assinale a alternativa correta.