Questões de Enem e Vestibulares: Hístória do Brasil

Encontre aqui questões Hístória do Brasil de Enem e Vestibulares com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

(UFMG) Entre fins do século XVII e o início do século XVIII, as contradições entre os interesses metropolitanos e coloniais se manifestaram de diversas formas no Brasil, especialmente nas chamadas rebeliões anticolonialistas. Sobre essas rebeliões, é correto afirmar que:
(UFPE) A Constituição promulgada em 16 de julho de 1934 resultou de intensos debates que se prolongaram por oito meses. Entre suas principais inovações não se inclui:
(Mackenzie-SP) “Na década de 1870, as relações entre o Estado e a Igreja se tornaram tensas. A união entre trono e o altar, prevista na Constituição de 1824, representava, em si mesma, fonte potencial de conflito.”

Boris Fausto.

Identifique a causa fundamental do conflito mencionado pelo texto acima.
A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:
(UFSE) “... empenhar-me-ei a fundo em fazer um governo nacionalista. O Brasil ainda não conquistou a sua independência econômica e nesse sentido, farei tudo para consegui-lo.” “... o povo subirá comigo as escadas do Catete...”

VARGAS, Getúlio.– Campanha eleitoral de 1950)

A partir dos trechos dos dois diferentes discursos de Getúlio Vargas, pode-se afirmar que
(PUC-RS) A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a:
Em 1988, quando se comemorou o centenário da Lei Áurea, comentava-se em muitas cidades do Brasil, de forma irônica, que existiria uma cláusula no texto dessa lei que revogaria a liberdade dos negros depois de cem anos de vigência. O surgimento de tais comentários está relacionado à seguinte característica social:
(Mackenzie-SP) A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque:
(U. Santa Ursula-RJ) A “corrida do ouro” às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações:
(Fuvest-SP) “Com efeito, a política científica evidencia que a separação entre o poder espiritual e o poder temporal é a condição indispensável de toda Ordem e de todo Progresso na sociedade moderna.”

Miguel Lemos, Rio de Janeiro, 1890.

As afirmações apresentadas no texto correspondem às idéias