Questões de Enem e Vestibular: Idade Contemporânea

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1 Q54318 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) “A idéia que mais me acode ao espírito é a solução do problema social, a saber: nós, os colonizadores, devemos, para salvar os 40 milhões de habitantes do Reino Unido de uma mortífera guerra civil, conquistar novas terras a fim de aí instalarmos o excedente de nossa população, de aí encontrarmos novos mercados para os produtos das nossas fábricas e das nossas minas.”

C. Rhodes, 1895

O texto acima expõe a/o:

2 Q54323 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) No Japão moderno, o trabalho e a educação são supervalorizados. É normal que um cidadão japonês sinta-se humilhado porque está desempregado, estudou pouco ou, até mesmo, porque mudou de emprego. Os conglomerados industriais e financeiros possuem hino e bandeira e chegam a se constituir como a segunda família de seus empregados. As origens do Japão atual estão ligadas à Era Meiji que corresponde:

3 Q54281 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) As transformações econômicas e sociais, ocorridas na Europa no decorrer dos séculos XVIII e XIX, deram origem ao Socialismo. A Revolução Industrial também produziu uma massa proletária paupérrima, originando a chamada questão social. Os socialistas (utópicos, marxistas e “Cristãos”) tentaram apresentar uma solução para esse grave problema. Antes mesmo do século XVIII, vários pensadores já tinham imaginado sociedades em que todos vivessem de seu trabalho, em igualdade de condições. Como característica do sistema socialista, pode-se citar:

4 Q54321 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) A Revolução Russa de 1917 constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que

5 Q54350 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Nos anos de 1942 e 1943 as batalhas de Midway, no Pacífico, El Alamein, na África, e Stalingrado, na Eurásia, significaram a

6 Q54317 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre o período compreendido entre a primeira e segunda guerra mundial assinale a alternativa correta.

7 Q54320 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Pode-se afirmar que a principal razão do conflito mundial iniciado em 1914 foi

8 Q54331 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) O mundo evoluiu tanto na época contemporânea, que saltam aos olhos o progresso e o desenvolvimento tecnológico. Mas, por que então surgem as guerras? Por exemplo, o que levou o mundo a deflagrar a I Guerra Mundial, com tantos avanços já alcançados? Analisando a I Guerra Mundial (1914-1918), podemos considerar como correto:

9 Q54284 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.
II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.
III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.
IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.
V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.

10 Q54319 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) Desde a Guerra Franco-Prussiana até 1914, houve uma verdadeira corrida armamentista na Europa para sustentar as ambições nacionalistas e imperialistas. As indústrias bélicas aumentaram suas produções, os exércitos cresceram e as marinhas de guerra, especialmente inglesa e alemã, aumentaram suas frotas. Esta política armamentista onerava os governos, provocando reações pacifistas. Em 1899, o Czar Nicolau II organizou a 1ª Conferência de Paz em Haia, sem grandes resultados. O armamentismo não foi contido e preconizou-se a prática do arbitramento para solucionar graves questões. A Paz Armada é historicamente conhecida com a:
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