Questões de Vestibular: Inflação e Mercado de Trabalho

Prepare-se para a prova com questões de Inflação e Mercado de Trabalho de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683171 | Economia, Inflação e Mercado de Trabalho, Tecnologia em Gestão Financeira, MEC, INEP, 2022

A pandemia de Covid-19 provocou um choque de grandes proporções não só pela sua intensidade como pela sua abrangência geral e as pessoas foram impactadas em diferentes estratos sociais, localidades e aspectos de suas vidas, mostra a pesquisa Desigualdade de Impactos Trabalhistas na Pandemia, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas Social (FGV Social).
De acordo com a pesquisa, a renda individual média do brasileiro, entre informais, desempregados e inativos está atualmente 9,4% abaixo do nível registrado no final de 2019. Na metade mais pobre da população, a perda de renda atingiu -21,5%, o que conforme o estudo configura o aumento da desigualdade entre a base e a totalidade da distribuição. Ao longo da pandemia, a queda de renda entre os 10% mais ricos ficou em -7,16%, e representa menos de 1/3 da queda de renda da metade mais pobre. Já na faixa que se compara com a classe média no sentido estatístico, a queda de renda ficou em 8,96%, cerca de 2,8 pontos percentuais de perda acima do extremo superior.
Disponível em: www.agenciabrasil.gov.br Acesso e: 20 jul. 2022 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

2 Q683617 | Economia, Inflação e Mercado de Trabalho, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Nos manuais de economia, argumenta-se que a inflação provoca uma redução do poder aquisitivo dos segmentos da população que dependem de rendimentos fixos, com prazo legal de reajuste, mas é correto afirmar que a inflação também é um problema:

3 Q683170 | Economia, Inflação e Mercado de Trabalho, Tecnologia em Gestão Financeira, MEC, INEP, 2022

A inflação provoca vários efeitos negativos na economia. Entre eles está a queda no poder de compra e a redução no consumo, que por sua vez reduz a expectativa de vendas. Além disso, tende a gerar diminuição nos investimentos.
A queda no consumo e na taxa de investimento também geram impactos negativos no Produto Interno Bruto (PIB). Com o consumo e o investimento sofrendo queda, provavelmente haverá redução no crescimento econômico.

Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. As camadas mais pobres da população são as mais prejudicadas pela inflação, visto que sua renda está envolvida na maioria dos produtos inelásticos.
II. Os índices de preços são números que agregam e representam os preços de determinada cesta de bens e serviços específicos.
III. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor(INPC) serve de base para o reajuste do salário-mínimo.
IV. A inflação de custos é causada pelo aumento da oferta agregada.

É correto apenas o que se afirma em

4 Q683616 | Economia, Inflação e Mercado de Trabalho, Administração Pública, UFPR, NC UFPR, 2023

Em um país, o “índice de desemprego está intimamente ligado à situação da economia” (O’SULLIVAN, 2004, p. 281), assim é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.