Questões de Vestibular: Instituições Financeiras

Prepare-se para a prova com questões de Instituições Financeiras de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q683157 | Contabilidade Geral, Instituições Financeiras, Tecnologia em Gestão Financeira, MEC, INEP, 2022

O mercado de capitais assume papel relevante no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança, ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, que apresentam déficit de investimento. O mercado de capitais está estruturado de forma a suprir as necessidades de investimentos dos agentes econômicos, por meio de diversas modalidades de financiamentos a médio e a longo prazo para capital de giro e capital fixo. Os principais títulos e valores mobiliários no mercado de capitais são os derivados do capital das empresas(ações) e os representativos de empréstimos realizados pelo mercado, como debêntures e comercial papers.
ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro. 15. ed. São Paulo: GEN Atlas, 2021 (adaptado).


Com base nas afirmações do texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O financiamento de capital de giro, realizado por bancos comerciais/múltiplos e bancos de investimentos, visa suprir as necessidades de recursos do ativo circulante (capital de giro) das empresas.
II. As operações de repasse constituem-se em empréstimos contratados por instituições financeiras do mercado de capitais e repassados a empresas carentes de recursos para investimentos de longo prazo.
III. As debêntures são títulos de dívida de curto prazo emitidas por sociedades LTDA e destinadas, geralmente, ao financiamento de projetos de investimentos ou para alongamento do perfil de endividamento das empresas.
IV. A caderneta de poupança é considerada a modalidade de aplicação financeira mais tradicional no Brasil, classificada como conservadora por oferecer baixo risco e, também, menor retorno, principalmente se comparada a outros tipos de aplicações financeiras.


É correto apenas o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.