Questões de Vestibular: Introdução ao metabolismo energético

Prepare-se para a prova com questões de Introdução ao metabolismo energético de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674248 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna.

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

2 Q681952 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Inglês, USS, ECONRIO, 2022

A termogenina é uma proteína da membrana mitocondrial, desacopladora da fosforilação oxidativa. Ela atua desfazendo o gradiente de prótons entre as duas membranas da mitocôndria e impede a síntese de ATP, permitindo que a energia armazenada na mitocôndria se dissipe na forma de calor.

Essa proteína desacopladora ocorre naturalmente em recém-nascidos e sua ação é importante para manutenção da temperatura corporal.

Em neonatos, mitocôndrias ricas em termogenina são encontradas no tecido:

3 Q674772 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.
A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem

4 Q686240 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Primeira Fase, EBMSP, EBMSP

Por vezes, a reprodução não é considerada como uma função homeostática. Todavia, a reprodução participa da manutenção das condições estáticas por produzir novos indivíduos que vão tomar o lugar dos que morreram. Isso, talvez, pareça um uso permissivo do termo homeostasia, mas, na verdade, ilustra que, em última instância, todas as estruturas do corpo, em essência, são organizadas de forma a manter a automaticidade e a continuidade da vida. GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. e. 9. Rio de Janeiro: Guanabara. Koogan, 2008, p.4.
É um exemplo de função orgânica do corpo humano relacionada à automaticidade e à continuidade da vida a

5 Q678857 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR

Toda célula contém um conjunto de substâncias que participam de reações químicas vitais. Essa atividade de transformação química constitui o metabolismo celular. Sobre o tema considere as afirmativas abaixo:

I) As etapas fotoquímica e química da fotossíntese ocorrem, respectivamente, nos tilacoides e nos estromas dos cloroplastos.

II) A enzima ribulose bifosfato carboxilase permite que plantas terrestres fixem o carbono do CO2 durante a fotossíntese, formando duas moléculas do 3-PGA.

III) A respiração celular aeróbia ocorre nas mitocôndrias dos organismos aeróbios.

IV) As reações do metabolismo celular podem ser classificadas em catabolismo (síntese e produção) e anabolismo (reações de degradação e quebra).

Estão corretas apenas:

6 Q682359 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Exame Único, UERJ, UERJ, 2022

Fome no Brasil: número de brasileiros sem ter o que comer quase dobra em dois anos de pandemia
A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.
Adaptado de g1.globo.com, 08/06/2022.
A ausência de nutrientes para a manutenção do organismo humano prejudica o funcionamento celular, gerando consequências para a saúde integral dos indivíduos.
Quando submetidas a longos períodos de desnutrição, as células passam pelo seguinte processo:

7 Q677651 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Anabolismo e catabolismo são processos celulares antagônicos, que são controlados principalmente pela ação hormonal. Por exemplo, no fígado a insulina atua como um hormônio com ação anabólica, enquanto o glucagon tem ação catabólica e ambos são secretados em resposta ao nível de glicose sanguínea.

Em caso de um indivíduo com hipoglicemia, o hormônio citado que atua no catabolismo induzirá o organismo a

8 Q678067 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Medicina, UEA, VUNESP

As condições ideais para que ocorra o processo de produção de ATP, realizado pelas mitocôndrias existentes nas células humanas, são:_______________ de oxigênio; temperatura próxima de_______________ ºC; e utilização de ___________ como fonte de energia.
Assinale a alternativa que completa as lacunas do texto.

9 Q678745 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Grupo 1, PUC RJ, PUC RJ

Considere as afirmativas a seguir sobre metabolismo energético.

I – A fermentação é um processo de obtenção de energia que só acontece na presença de oxigênio.

II – Na respiração aeróbica, o aceptor final de elétrons é o oxigênio.

III – A energia liberada, nos processos de fermentação e respiração aeróbica, é armazenada sob a forma de ATP.

Está correto o que se afirma em

10 Q680791 | Biologia, Introdução ao metabolismo energético, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

A equação C6H12O6 → 2C3H4O3 + 2ATP ilustra uma etapa do metabolismo energético em que, a partir de uma molécula de glicose, são obtidas duas moléculas de ácido pirúvico e um saldo de duas moléculas de adenosina trifosfato.
Essa reação ocorre
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.