Questões de Vestibular: Leis de Kepler

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1 Q688950 | Física, Leis de Kepler, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC

Analise as proposições com relação aos conceitos de trabalho, energia cinética, energia potencial e princípio de conservação da energia mecânica.

I. O trabalho realizado por uma força conservativa é independente da trajetória que une dois pontos quaisquer no espaço.

II. O trabalho realizado por todas as forças sobre um objeto é igual a variação da energia cinética do mesmo.

III. A força elétrica não conserva energia mecânica.

IV. A força magnética não realiza trabalho.

V. A variação da energia potencial gravitacional é nula para todas as trajetórias que unem dois pontos quaisquer no espaço.

Assinale a alternativa correta.

2 Q685679 | Física, Leis de Kepler, Prova ||, URCA, CEV URCA

O conhecimento aristotélico sobre a natureza dos corpos terrestres e celestes constitui as bases históricas para a construção das primeiras leis da mecânica (este conhecimento foi aceito por mais de 2000 anos). Este saber grego, intuitivo, deve ser discutido no ensino de Ciência na escola. Dentre as alternativas abaixo somente uma não condiz com o pensamento aristotélico sobre a mecânica dos corpos.

3 Q685754 | Física, Leis de Kepler, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

Um dos questionamentos do homem ao longo da história foi desvendar o movimento dos corpos celestes. Os povos gregos forneceram as primeiras ideias sobre o pensar o Universo, como funcionava o Cosmo. É fundamental uma formação científica que aprofunde os modelos explicativos dos povos antigos para um melhor entendimento do percurso histórico e respeito às diversas culturas humanas. Neste caminho refletir sobre processos de rupturas de paradigmas teóricos acerca do conhecimento da Astronomia. Marque a opção que não condiz com explicações sobre o Universo aceitas pela escola aristotélica:

4 Q685049 | Física, Leis de Kepler, Vestibular, UNESP, VUNESP

Para completar minha obra, restava uma última tarefa: encontrar a lei que relaciona a distância do planeta ao Sol ao tempo que ele leva para completar sua órbita.

Por fim, já quase sem esperanças, tentei T2/D3. E funcionou! Essa razão é igual para todos os planetas! No início, pensei que se tratava de um sonho. Essa é a lei que tanto procurei, a lei que liga cosmo e mente, que demonstra que toda a Criação provém de Deus. Minha busca está encerrada.


(Apud Marcelo Gleiser. A harmonia do mundo, 2006. Adaptado.)



A lei mencionada no texto refere-se ao trabalho de um importante pensador, que viveu

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