Claude Monet, influenciado por Turner, passou a
pintar temas que apresentassem fluidez. Para isso,
ele fragmentou a imagem com pinceladas de cor
pura, passando a retratar a impressão captada diante
do modelo. Monet inspirava-se, por exemplo, no pôr do
sol, na luminosidade do feno ou num jardim florido.
Suas obras contêm a característica de dissociação das
cores e gradação dos tons complementares. As tintas não
eram misturadas na palheta, dessa forma, a luz emanada
das manchas e das pinceladas coloridas impressionava a
retina, formando novas cores.
Disponível em: http://professormarioartes.blogspot.com.
Acesso em: 12 ago. 2012 (adaptado).
Diante dessa nova concepção artística, a cor é
a) composta por uma substância química que, sob a
incidência de raios luminosos, absorve-os, refletindo
para os nossos olhos os raios de tons vermelhos.
b) formada pelo equilíbrio óptico causado pela
impressão simultânea de cores como magenta,
ciano e amarelo, consideradas cores primárias.
c) imaterial e só se pode senti-la, passando a ser uma
sensação provocada pela ação dos raios de luz sobre
os nossos olhos.
d) resultante da mistura óptica de duas outras que estão
presentes em sua composição de origem, causando
um equilíbrio entre elas.
e) física, presente nos raios solares e na luz branca,
sendo impossível perceber sua existência pela
decomposição da luz solar.