Uma tendência atual de marketing nas empresas é o marketing de relacionamento, que tem como objetivo estabelecer relacionamentos que sejam satisfatórios tanto para a empresa quanto para os cliente, fornecedores e demais stakeholders. A finalidade é atrair e fidelizar clientes por um longo prazo. A comunicação adequada tem papel essencial na criação desse diálogo e fidelização entre as partes; pensando nisso, algumas empresas investem em programas de fidelização, em eventos que aproximam a marca dos seus stakeholders por meio de experiências sensoriais, a fim de gerar empatia, vínculo e relacionamento de longo prazo. Disponível em:http://revistas.es.estacio.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado). Tendo em vista as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir. I. A utilização do marketing de relacionamento implica no desenvolvimento de ações a partir da análise de banco de dados, por meio de CRM (Customer Relationship Management), a fim de se entender o perfil dos clientes. II. Uma das ferramentas operacionais utilizadas como estratégia de marketing de relacionamento é o programa de fidelização, que deve atender às necessidades e aos desejos dos envolvidos na ação. III. O marketing de relacionamento compreende a construção de vínculos emocionais com os stakeholders e o desenvolvimento de confiança e comprometimento entre as partes. IV. Considerar o marketing de relacionamento como estratégia de retenção de clientes significa ignorar a orientação para o longo prazo. É correto o que se afirma apenas em:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II, III, IV.