Entrar

Questões de Vestibular: Mecânica dos Fluídos

Confira aqui questões de Mecânica dos Fluídos para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UDESC 2016/2) Dois balões, de mesmo peso e mesmo volume, são enchidos com uma mesma quantidade de um gás mais leve que o ar. O balão A é rígido (não se expande), enquanto o balão B possui uma superfície capaz de se expandir livremente, conforme a variação da pressão externa.

Assinale a alternativa correta em relação aos dois balões, após serem liberados para subir sob as mesmas condições.

(CESGRANRIO 2014) Um corpo, que está parcialmente submerso, flutua em equilíbrio estático na superfície de um fluido devido à ação de um empuxo que pode ser determinado por:

(CESGRANRIO 2014) Pelo princípio de Arquimedes tem-se que

(CESGRANRIO 2012) Um tanque com forma de paralelepípedo retângulo apresenta dimensões de: 2 m de comprimento, 1 m de largura e 3 m de altura. Nele é colocada uma substância de massa igual a 1.500 kg, que ocupa 50% do seu volume.

O peso específico, em N/m3 , dessa substância é de

Dado: aceleração da gravidade = 10 m/s 2

(CESGRANRIO 2014) A área da base quadrada de um reservatório é de 4,0 m2 , e a altura do nível do fluido em seu interior é de 1,2 m.

Se o fluido armazenado no interior do reservatório possui uma massa específica de 1.000 kg/m3 , e considerando-se g = 10 m/s2 , a pressão manométrica, em kPa, atuante na base do reservatório, vale

(CESGRANRIO 2014) Duas forças atuam sobre um corpo flutuando: a força peso e a força de empuxo. O centro de carena de um corpo flutuante é o centro geométrico do(a)

(COSEAC 2015) Considerando-se as propriedades de alguns fluidos, observa-se que: