Questões de Vestibular: Modernização Agrícola

Prepare-se para a prova com questões de Modernização Agrícola de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674210 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência, grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem.

IBAMA. Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2014.

Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

2 Q674737 | Geografia, Modernização Agrícola, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

No fim da década de 1950, a agricultura intensiva começou a ser disseminada nos países em desenvolvimento. Esse fato marcou o início da Revolução Verde — um período de 30 anos de grandes colheitas que permitiram a muitos países pobres tornarem-se autossuficientes em alimentos. Com esse incrível aumento na produção, observado especialmente nos países da América Latina, veio uma crescente dependência dos produtos químicos agrícolas — e também problemas ecológicos em escala global. No Brasil, os resultados dessa revolução são visíveis e colocaram o país entre os mais importantes da agropecuária mundial.


BURNIE, D. Fique por dentro da ecologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001 (adaptado).


A expansão da capacidade produtiva brasileira, no contexto indicado, também resultou em

3 Q675016 | Geografia, Modernização Agrícola, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Os agrotóxicos estão entre os principais instrumentos do atual modelo da agricultura brasileira, centrado em ganhos de produtividade. Tendem a acumular-se no solo e na biota, e seus resíduos podem chegar às águas superficiais, por escoamento, e às subterrâneas, por lixiviação. O uso intensivo dos agrotóxicos está associado a agravos à saúde da população, tanto dos consumidores dos alimentos quanto dos trabalhadores que lidam diretamente com os produtos, à contaminação de alimentos e à degradação do meio ambiente.


IBGE. Indicadores de desenvolvimento sustentável:

Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015 (adaptado).



Uma ação com potencial para atenuar os problemas socioambientais apresentados é a

4 Q680681 | Geografia, Modernização Agrícola, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG

O desenvolvimento da agricultura brasileira a partir dos anos de 1960 se deu em conformidade com os ideais apregoados pela “Revolução Verde”, que objetivava o aumento da produção agrícola. Para se alcançar esse objetivo, uma das principais políticas desenvolvidas pelo governo brasileiro foi

5 Q678237 | Geografia, Modernização Agrícola, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES

Atendendo a uma lógica de desenvolvimento global de modernização da agricultura, observa-se que foi, sobremaneira, na década de 1970, que o Brasil deu um salto em sua modernidade, quando muitos médios e grandes agricultores passaram a introduzir, nos processos produtivos, o pacote tecnológico para a agricultura denominado de “Revolução verde”, que inclui fertilizantes, agrotóxicos, maquinários e calendário agrícola. Fonte: MARTINE, G.; GARCIA, R. C. (org.). Os impactos sociais da modernização agrícola. São Paulo: Caetés, 1987. Adaptado.
A partir da análise do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na década de 1970, a agricultura brasileira encontrava-se em uma situação de modernização dos processos produtivos.
( ) A agricultura do Brasil tem aumentado sua produção com base apenas na incorporação de novos espaços, nas áreas florestais.
( ) A modernização da agricultura do Brasil só ocorreu em áreas restritas e fez uso de técnicas avançadas de proteção ao meio ambiente.
( ) A modernização ocorreu com a aplicação de capital relativamente barato e obtido, sobretudo, através de crédito rural subsidiado pelo governo com juros baixos.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.

6 Q675017 | Geografia, Modernização Agrícola, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Em regiões antes consideradas periféricas, a exemplo do Centro-Oeste, sob o impulso da técnica, há condições para atividades com alto nível de capital, tecnologia e organização, dando lugar a fenômenos de descentralização seletiva. Ainda que as atividades de comando tendam a se manter concentradas, a rede de atividades produtivas mais modernas tende a se expandir territorialmente.

BERNARDES, J. A. As estratégias do capital no complexo da soja. In: CASTRO, I. E.;

GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da

reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008 (adaptado).



O processo característico do espaço rural responsável pela forma descrita de ocupação produtiva do Centro-Oeste brasileiro foi o(a)

7 Q679387 | Geografia, Modernização Agrícola, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

A indústria de alimentos cresceu e se diversificou muito nos últimos anos. São alimentos light, diet, transgênicos, orgânicos, os quais motivam pesquisas e polêmicas, porém milhões de pessoas ainda passam fome em diversas partes do mundo.
Com relação aos meios de produção e de conservação dos alimentos, pode-se afirmar:

8 Q687277 | Geografia, Modernização Agrícola, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP

Leia o texto abaixo e responda a questão

Os últimos cinquenta anos do século XX e os primeiros anos do século XXI denotaram profundas alterações para as migrações internas no Brasil. Essas migrações reorganizaram a população no território nacional. De um lado, até o final do século 20, as vertentes da industrialização e das fronteiras agrícolas foram os eixos da dinâmica da distribuição espacial da população. De outro lado, o século XXI aponta nova configuração das migrações internas (...).

(BAENINGUER, Rosana. Migrações internas no Brasil: tendências para o século XXI. Revista NECAT - Ano 4, nº 7 Jan-Jun de 2015, p.10-11)


• Considerando os estudos populacionais atuais, podemos afirmar que a nova configuração das migrações internas diz respeito:

9 Q676410 | Geografia, Modernização Agrícola, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Durante as três últimas décadas, algumas regiões do Centro-Sul do Brasil mudaram do ponto de vista da organização humana, dos espaços herdados da natureza, incorporando padrões que abafaram, por substituição parcial, anteriores estruturas sociais e econômicas. Essas mudanças ocorreram, principalmente, devido à implantação de infraestruturas viárias e energéticas, além da descoberta de impensadas vocações dos solos regionais para atividades agrárias rentáveis.

AB’SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 (adaptado).

A transformação regional descrita está relacionada ao seguinte processo característico desse espaço rural:

10 Q685898 | Geografia, Modernização Agrícola, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP

A modernização da agricultura brasileira, ocorrida durante o século XX, especialmente a partir de 1960, permitiu a consolidação de um novo padrão de desenvolvimento da sociedade nacional, alicerçado nos setores urbanos e industriais.

Assinale a alternativa correta sobre o período mencionado.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.