Entrar

Questões de Vestibular: Museus de Arte

Confira aqui questões de Museus de Arte para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Atribuir ao museu a função de agente educativo ocasionou uma redefinição e um alargamento social de suas práticas, bem como uma abertura para repensar o seu papel na sociedade contemporânea.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente funções socioeducativas dos museus de arte na atualidade, à exceção de uma. Assinale-a.

“O avanço da presença indígena na academia e a revisão do cânone artístico têm fomentado a inserção de trabalhos produzidos por povos originários em museus de arte, ampliando sua presença para além de coleções etnográficas e arqueológicas. No Brasil, esse movimento ganhou força nos últimos anos. Instituições como a Pinacoteca e o Museu de Arte de São Paulo investem na aquisição de obras, organizam mostras e contratam curadores indígenas com a proposta de repensar seus acervos”.
Adaptado de QUEIROZ, Christina. Conquista de Território, 2021, apud https://revistapesquisa.fapesp.br/conquista-de-territorio/

O fenômeno descrito é impulsionado pelo(a) 

Eram objetivos da organização das coleções em exposição nas Galerias Nacionais e Museus Nacionais de Arte criados no século XIX, EXCETO:

Nos últimos anos temos observado um fenômeno de transformação do papel dos museus no mundo contemporâneo, que pode ser sintetizado em três exemplos:

I – A incorporação das técnicas de mercado na difusão e promoção das atividades museológicas;
II – A edificação do museu como obra de arte;
III – O turismo utilizando o museu como lugar privilegiado.

Considerando a relação entre museus e turismo cultural, expostas nas sentenças II e III, selecione a instituição que mais se aproxima destas qualidades:

“Em artes plásticas, acompanhou-se uma abertura crescente para as novas expressões e o surgimento dos museus de arte moderna e contemporânea em todo o País.” (PCN’s, pág.23). Qual peça de teatro de Nelson Rodrigues introduziu o teatro brasileiro na Modernidade?

Nas últimas décadas os museus de arte adotaram projetos expositivos voltados para o desenvolvimento das habilidades sensíveis, cognitivas e reflexivas do público fruídor.
As opções a seguir apresentam estratégias compatíveis com esta nova proposta, à exceção de uma. Assinale-a.

Leia o texto a seguir.

Nos debates atuais, ganharam relevo os temas relacionados com a corporalidade, o estatuto ontológico de imagens e artefatos, os poderes agentivos dos objetos materiais e dos sistemas gráficos, assim como o lugar dos artefatos nas abordagens perspectivistas. [...] Visando circunscrever o assunto e apontar alguns temas relevantes, enfatiza-se que, na vida indígena, a arte configura uma expressão de conhecimento que é material, técnica e prática e se exerce em diversos campos da criação e utilização das obras produzidas.

LAGROU, E.; VAN VELTHEM, L. H. As artes indígenas: olhares cruzados. BIB, São Paulo, n. 87, 3/2018, p. 133-156. DOI: 10.17666/bib8706/2018

A respeito da arte indígena, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A arte entre os povos indígenas é dissociada dos artefatos.
( ) Entre os povos indígenas, o belo não está dissociado de seu sentido prático.
( ) Arte é um conceito indígena.
( ) Artefatos indígenas são definidos exclusivamente pela sua funcionalidade. 

Em 1965, as primeiras imagens geradas por computador são expostas em Nova York e Stuttgart, na Alemanha. A primeira exposição de arte computadorizada tem lugar em Paris em 1971. Apesar da simplicidade, as imagens exibidas dão início a uma nova categoria da arte contemporânea que não cessa de incorporar cada vez mais possibilidades: a arte digital.

Assinale a alternativa que define corretamente arte digital.

Um curador de uma coleção de Mastozoologia está organizando uma nova exposição temática para o museu de história natural. Idealmente, ele deverá ter uma formação:

Até a década de 1920, a arte brasileira exibida nos circuitos oficiais se restringia à arte acadêmica. A Semana de Arte de 1922, realizada no Teatro Municipal em São Paulo, é considerada por alguns críticos de arte como o marco divisor da arte no Brasil por apresentar novas tendências à produção artística nacional.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com relação à Semana de Arte de 1922.

( ) Visava traçar um perfil mais livre, com a quebra de cânones que impediam a renovação da criatividade artística: renovar o estagnado ambiente artístico e cultural de São Paulo e do país, dominado pelas reproduções de obras acadêmicas impressionistas.
( ) Necessidade de “descobrir” ou “redescobrir” o Brasil, repensando-o de modo a desvinculá-lo, esteticamente, das amarras que ainda o prendiam à Europa.
( ) As obras mostradas no saguão do Teatro Municipal suscitaram reações divididas, inclusive a indignação dos visitantes.
( ) Foi uma semana que possibilitou a divulgação de diversos meios artísticos como música, arquitetura, pintura, escultura e design de produtos inspirados no neoconcretismo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.