Entrar

Questões de Vestibular: Nanotecnologia

Confira aqui questões de Nanotecnologia para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(FEPESE - 2021) Assinale a alternativa correta sobre a escala de trabalho da nanotecnologia.

(CEFET-BA - 2010) A natureza é a base da nanotecnologia. Entretanto, copiar esse processo natural é tarefa difícil. Sobre o assunto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) A nanotecnologia pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento, devido ao seu caráter multidisciplinar.

( ) Os microprocessadores e equipamentos eletrônicos em geral, além dos filtros de proteção solar, entre outros, são feitos com base na nanotecnologia.

( ) A utilização da nanotecnologia em células-tronco adultas, no campo da medicina, contornou o dilema ético e científico que envolve células-tronco obtidas da destruição de embriões.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

(FEPESE - 2013) Assinale a alternativa correta sobre as utilidades da nanotecnologia.

(UPENET/IAUPE - 2023) A nanotecnologia está presente em diversos meios de usos no cotidiano e nos benefícios nos campos do meio ambiente; da energia; da biomedicina; da alimentação; das indústrias têxteis etc.

Na medicina e na Biologia medicamentosa, ela se destaca

(AMEOSC - 2021 - adaptado) Diante do assunto substâncias químicas e a tecnologia, insere-se nesse contexto a nanotecnologia que é uma ciência de materiais e partículas com dimensões extremamente pequenas (entre um e cem nanômetros). Sobre esse assunto julgue os itens a seguir:

I. Como em outras áreas da tecnologia que utilizam intensivamente novos materiais e substâncias químicas, a nanotecnologia traz alguns possíveis riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
II. A nanotecnologia está contribuindo para o desenvolvimento de sistemas de iluminação de baixo consumo energético.
III. As nanopartículas possuem uma grande área superficial e que podem lhes conferir boas propriedades de adsorção de metais e substâncias orgânicas.

Está (ão) CORRETO (S), apenas:

(COSEAC) “Em1959, durante uma palestra no Instituto deTecnologia da Califórnia, o físico Richard Feynman sugeriu que, em um futuro não muito distante, os engenheiros poderiam pegar átomos e colocá-los onde bem entendessem, desde que, é claro, não fossem violadas as leis da natureza.

Com isso, materiais com propriedades inteiramente novas, poderiam ser criados. Esta palestra, intitulada "Há muito espaço lá embaixo" é, hoje, tomada como o ponto inicial da nanotecnologia.”

Disponível em: http://www.mct.gov.br/html/template/ frameSet.php?urlFrame=http://www.comciencia.br/reportagens/ nanotecnologia/nano10.htm&objMct=No%20Brasil Sobre a nanotecnologia NÃO é correto afirmar que:

(INSTITUTO AOCP - 2017) A nanotecnologia abrange à caracterização, fabricação, manipulação e aplicação de estruturas biológicas e não biológicas em escala nanométrica. Essa tecnologia surge como uma promissora ferramenta para diversas áreas de estudo, como a indústria química e farmacêutica. Acerca dessa tecnologia, assinale a alternativa INCORRETA.  

(ENEM 2022) A nanotecnologia é responsável pelo aprimoramento de diversos materiais, incluindo os que são impactados com a presença de poluentes e da umidade na atmosfera, causadores de corrosão. O processo de corrosão é espontâneo e provoca a deterioração de metais como o ferro, que, em presença de oxigênio e água, sofre oxidação, conforme ilustra a equação química:

Uma forma de garantir a durabilidade da estrutura metálica e a sua resistência à umidade consiste na deposição de filmes finos nanocerâmicos à base de zircônia (ZrO2) e alumina (Al2O3) sobre a superfície do objeto que se deseja proteger.

CLEMENTE, G. A. B. F. et al. O uso de materiais híbridos ou nanocompósitos como revestimentos anticorrosivos do aço. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado)

Essa nanotecnologia aplicada na proteção contra a corrosão se baseia no(a):

(ENEM 2020) A nanotecnologia pode ser caracterizada quando os compostos estão na ordem de milionésimos de milímetros, como na utilização de nanomateriais catalíticos nos processos industriais. O uso desses materiais aumenta a eficiência da produção, consome menos energia e gera menores quantidades de resíduos. O sucesso dessa aplicação tecnológica muitas vezes está relacionado ao aumento da velocidade da reação química envolvida.

O êxito da aplicação dessa tecnologia é por causa da realização de reações químicas que ocorrem em condições de