Questões de Enem e Vestibular: Núcleo interfásico e código genético

Prepare-se para a prova com questões de Núcleo interfásico e código genético de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q680842 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro Dia, FGV, FGV, 2020

Pesquisadores cultivaram um calo vegetal em meio contendo uracila marcada radioativamente. Após alguns dias, as células do calo foram analisadas ao microscópio para identificação de estruturas celulares que continham polímeros com uracila radioativa. Os polímeros marcados foram encontrados em estruturas celulares como

2 Q678725 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

O material genético de todas as células é constituído por moléculas de DNA bifilamentar helicoidal (dupla hélice). Suponha que uma dessas moléculas de DNA tenha 20% de timina.

Qual será o percentual de guanina na mesma molécula?

3 Q678346 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Medicina, FAG, FAG

Na montagem de um cariótipo encontramos 44, XX cromossomos. A qual organismo esse cariótipo, provavelmente, pertence?

4 Q677660 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Um estudante relatou que o mapeamento do DNA da cevada foi quase todo concluído e seu código genético desvendado. Chamou atenção para o número de genes que compõem esse código genético e que a semente da cevada, apesar de pequena, possui um genoma mais complexo que o humano, sendo boa parte desse código constituída de sequências repetidas. Nesse contexto, o conceito de código genético está abordado de forma equivocada.


Cientificamente esse conceito é definido como

5 Q679042 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, UFT, COPESE UFT

Analise as afirmativas a seguir em relação aos tipos de RNAs e suas funções.

I. O mRNA contém a sequência codificante da proteína e os elementos de reconhecimento para a iniciação e a terminação da tradução.
II. Os nucleotídeos do RNA mensageiro podem ser de quatro tipos quanto às bases nitrogenadas que são A, G, C e T.
III. Os RNAs transportadores são responsáveis pelo transporte dos nucleotídeos até seus respectivos códons no RNA ribossômico.
IV. Os ribossomos são estruturas constituídas por RNA, conhecidos como RNAs ribossômicos, e por várias proteínas ribossômicas.
V. Os tRNAs, cada qual unido ao seu respectivo aminoácido, unem-se à subunidade maior do ribossomo em locais específicos.

Assinale a alternativa CORRETA.

6 Q680618 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biológicas, UEA, VUNESP

A análise bioquímica de um trecho de uma molécula de DNA de uma bactéria revelou a presença de 33% de nucleotídeos constituídos pela base nitrogenada timina. A partir dessa informação, o responsável pela análise concluiu que as porcentagens de nucleotídeos constituídos pelas bases nitrogenadas

7 Q675054 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

Uma informação genética (um fragmento de DNA) pode ser inserida numa outra molécula de DNA diferente, como em vetores de clonagem molecular, que são os responsáveis por transportar o fragmento de DNA para dentro de uma célula hospedeira. Por essa biotecnologia, podemos, por exemplo, produzir insulina humana em bactérias. Nesse caso, o fragmento do DNA (gene da insulina) será transcrito e, posteriormente, traduzido na sequência de aminoácidos da insulina humana dentro da bactéria.

LOPES, D.S.A. et al.A produção de insulina artificial através da tecnologia do DNA

recombinante para o tratamentode diabetes mellitus. Revista da

Universidade Vale do Rio Verde, v. 10, n. 1, 2012 (adaptado).


De onde podem ser retirados esses fragmentos de DNA?

8 Q676420 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

Em 1950, Erwin Chargaff e colaboradores estudavam a composição química do DNA e observaram que a quantidade de adenina (A) é igual à de timina (T), e a quantidade de guanina (G) é igual à de citosina (C) na grande maioria das duplas fitas de DNA. Em outras palavras, esses cientistas descobriram que o total de purinas (A + G) e o total de pirimidinas (C + T) eram iguais. Um professor trabalhou esses conceitos em sala de aula e apresentou como exemplo uma fita simples de DNA com 20 adeninas, 25 timinas, 30 guaninas e 25 citosinas.

Qual a quantidade de cada um dos nucleotídeos, quando considerada a dupla fita de DNA formada pela fita simples exemplificada pelo professor?

9 Q675479 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, PPL 2° Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Uma intervenção no meio ambiente tem inquietado muitos pesquisadores que consideram um risco reviver uma espécie extinta. Os envolvidos são os mamutes, paquidermes peludos extintos há milhares de anos. Em cadáveres de mamutes recuperados de locais como a Sibéria, estão sendo conduzidas buscas por células somáticas com núcleos viáveis para, posteriormente, ser tentada a sua inserção em zigotos anucleados de elefantes.

COOPER, A. The Year of Mammoth. PLoS Biol, n. 3, mar. 2006 (adaptado).


O método citado é denominado clonagem embrionária porque

10 Q674635 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Edital 2020, ENEM, INEP, 2021

Uma nova e revolucionária técnica foi desenvolvida para a edição de genomas. O mecanismo consiste em um sistema de reconhecimento do sítio onde haverá a mudança do gene combinado com um mecanismo de corte e reparo do DNA. Assim, após o reconhecimento do local onde será realizada a edição, uma nuclease corta as duas fitas de DNA. Uma vez cortadas, mecanismos de reparação do genoma tendem a juntar as fitas novamente, e nesse processo um pedaço de DNA pode ser removido, adicionado ou até mesmo trocado por outro pedaço de DNA.


Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a)

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.