Questões de Vestibular: Platelmintos e Nematódeos

Prepare-se para a prova com questões de Platelmintos e Nematódeos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674252 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

2 Q678166 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Vestibular de Medicina, UniCEUB, UNICEUB

A filariose é causada pelo helminto Wuchereria bancrofti, também conhecido como filária. As larvas desse animal se instalam em algumas regiões do corpo humano, causando inchaço exagerado de estruturas como pernas, mamas e escroto. As larvas da filária são contraídas pelos humanos por meio

3 Q679528 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE CEV

Relacione, corretamente, as verminoses humanas com suas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I 1. Ancilostomose 2. Ascaridíase 3. Teníase 4. Esquistossomose
Coluna II ( ) Conhecida como amarelão, por poder desencadear anemia.
( ) Popularmente conhecida como barriga d’água, é uma verminose causada pelo Schistosoma mansoni.
( ) Causada pelo Ascaris lumbricoides adquirido pela ingestão de seus ovos presentes em água ou alimento.
( ) Pode ser causada pela Taenia solium ou pela Taenia saginata presentes em carnes contaminadas.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

4 Q680645 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Grupos I IV V e VI, MACKENZIE, MACKENZIE

Identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a respeito do celoma.


( ) Está presente a partir dos platelmintos.

( ) Trata-se de uma cavidade corpórea revestida totalmente por mesoderme.

( ) Atua no transporte de diversas substâncias (nutrientes, gases, hormônios, excretas etc) por meio do líquido celomático.

( ) Permite a diversificação dos movimentos corporais.


A sequência correta de cima para baixo é:

5 Q687160 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Grupo 4, PUC RJ, PUC RJ

Atualmente várias empresas oferecem serviços de determinação de ancestralidade genética. Nesse serviço, o cliente compra um kit, coleta uma amostra biológica (geralmente, saliva) e o envia para a empresa, que fará a extração e o sequenciamento do DNA. Em seguida, faz-se a comparação do material com um banco de dados mundial, que permitirá determinar as origens genéticas do doador.
Ao analisar o DNA mitocondrial do doador, deve-se esperar que ele seja

6 Q677918 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP

Tênia ou solitária são nomes populares dos vermes parasitas do gênero Taenia. A Taenia solium, adquirida quando uma pessoa ingere carne de porco com cisticercos crua ou mal cozida, pode atingir até 5 metros de comprimento no intestino humano. Como normalmente só há um exemplar adulto no intestino, é chamada de solitária. Sobre a Taenia solium, é correto afirmar que se reproduzem de forma

7 Q678315 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Segundo dia, FAINOR, FAINOR

São animais de corpo achatado dorso-ventralmente, triblásticos, acelomados e com simetria bilateral. Vivem em água doce ou salgada, em ambientes de terra úmida, ou no interior de outros animais formando uma associação parasitária.
O animal descrito acima pertence ao filo:

8 Q680233 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Tipo 01, FASEH, CONSULPLAN

Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose, apresenta o ciclo de vida com dois hospedeiros: os seres humanos e os moluscos (caramujos aquáticos). Os adultos vivem nas veias do fígado humano, onde se alimentam e acasalam. A postura de seus ovos ocorre nos vasos capilares do mesentério intestinal e, com a ajuda de pequenos espinhos em sua estrutura, perfuram e atravessam os capilares até a cavidade intestinal, onde são eliminados pelas fezes. “Na água, os ovos eclodem e libertam larvas ciliadas denominadas ______________ que necessitam de um segundo hospedeiro, no caso o caramujo, para formarem larvas adaptadas à vida aquática conhecida por ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

9 Q677156 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, PPL, ENEM, INEP

Conhecer o mecanismo de transmissão e disseminação de uma dada enfermidade é de muita importância para fundamentar medidas mais efetivas para o controle da doença. A esquistossomose mansônica, uma doença infecciosa parasitária, é um problema de saúde pública no Brasil. Sua apresentação clínica varia desde a forma assintomática até aquelas extremamente graves. O diagnóstico e o tratamento são relativamente simples, mas a erradicação só é possível com medidas que interrompam o ciclo de vida do parasita.

Minas faz Ciência. Minas Gerais, set./nov. 2009 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie qual das propostas seguintes será eficaz no controle da esquistossomose mansônica e na manutenção da saúde geral da população local:

10 Q689724 | Biologia, Platelmintos e Nematódeos, Primeira Fase, UEL, COPS UEL

Leia o texto a seguir.

[O] vasto contingente de assentamentos inseridos de forma ambígua na cidade é uma das mais poderosas engrenagens da máquina de exclusão territorial que bloqueia o acesso dos mais pobres às oportunidades econômicas e de desenvolvimento humano que as cidades oferecem.

Adaptado de ROLNIK, R. A construção de uma política fundiária e de planejamento urbano para o país -– avanços e desafios. Políticas sociais: acompanhamento e análise, Brasília: IPEA, 2006, p. 200.

Como base no texto e nos conhecimentos sobre a urbanização, considere as afirmativas a seguir.


I. O processo de urbanização no Brasil inicia-se a partir da criação das Regiões Metropolitanas em 1950, tendo em vista que as cidades passavam pela dinâmica de conurbação.

II. O princípio fundador do Estatuto da Cidade é o cumprimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana e visa criar mecanismos destinados à urbanização e à produção de habitação de interesse social para permitir a inclusão urbana da população que se encontra à margem do mercado legal de terras.

III. As condições de habitabilidade das ocupações irregulares, a que parte da população brasileira se submete para sobreviver, refletem a segregação urbana, que se constitui na manifestação da desigualdade socioeconômica e espacial que impera na sociedade brasileira.

IV. A disparidade socioespacial atrela-se à estrutura fundiária urbana brasileira que se sedimenta com a força exercida pela propriedade privada da terra, o que restringe o acesso à terra urbanizada.


Assinale a alternativa correta.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.