Questões de Vestibular: Política Internacional

Prepare-se para a prova com questões de Política Internacional de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q686596 | Atualidades, Política Internacional, Segundo Semestre, FAG, FAG

Em março de 2017, foi divulgada na mídia uma operação da polícia federal em relação a falhas de produção e corrupção nas fiscalizações de um determinado setor. Esse setor, com grande importância na economia brasileira, inclusive com grandes volumes de exportação, é:

2 Q677944 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prova II, FAMEMA, VUNESP

Num mundo cada vez mais globalizado, o fato de as ciências naturais falarem uma única língua universal e operarem sob uma única metodologia ajudou paradoxalmente a concentrá-las nos poucos centros com recursos adequados para seu desenvolvimento, isto é, nuns poucos Estados ricos altamente desenvolvidos. Os cérebros do mundo, que na Era das Catástrofes (entre 1914 e 1945) fugiram da Europa por motivos políticos, desde 1945 foram drenados dos países pobres para os ricos por motivos sobretudo econômicos. Nas décadas de 1970 e 1980, os países capitalistas desenvolvidos gastaram quase três quartos de todos os orçamentos do mundo em pesquisa.

(Eric Hobsbawm. Era dos Extremos, 1995. Adaptado.)


De acordo com o excerto, a globalização

3 Q678158 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Vestibular de Medicina, UniCEUB, UNICEUB

Os socialistas atribuíram os vícios do regime capitalista ao poder absoluto do proprietário do capital, à concorrência sem freio entre os capitalistas ou entre os comerciantes. Eles atacaram os fundamentos de todo o regime econômico, o direito de propriedade privada, a herança, o contrato de salário, o emprego da moeda.
(Charles Seignobos. Histoire sincère de la nation française, 1982. Adaptado.)
Esse movimento social resultou

4 Q678525 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

A invenção da locomotiva por George Stephenson e a implantação do transporte ferroviário, na segunda metade do século XIX, provocaram modificações sociais intensas pelo mundo. Os trens possibilitaram maior circulação de pessoas e mercadorias e diminuíram o tempo de deslocamento entre grandes distâncias. Dentre os benefícios causados pelas ferrovias, é correto afirmar que elas:

5 Q675331 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Edital 2023, ENEM, INEP, 2023

TEXTO I

Oriunda da Romênia, Genny Gleizer aportou no Brasil em 1932. Assim como milhares de judeus do Leste Europeu, sua vinda para o Brasil ocorreu em um momento de ascensão do antissemitismo na Europa que tornava precárias suas vidas. O Brasil se colocava como uma possibilidade na busca por condições de sobrevivência e desenvolvimento.
ANTÃO, A. C. C. B. Gênero, imigração e política: o caso da judia comunista Genny Gleizer no Governo Vargas (1932-1935). Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, 2017 (adaptado).

TEXTO II

A presença judaica no Brasil foi criando aos poucos certas desconfianças que se refletiram em órgãos da imprensa e em círculos intelectuais e políticos. Em parte, essa imagem negativa adviria da onda nacionalista surgida no final dos anos 1910, que concebia imigrantes como concorrentes dos trabalhadores brasileiros, ou como seres improdutivos, exploradores da mão de obra e da riqueza autóctone. Além disso, as elites políticas da época acreditavam que os estrangeiros eram portadores das doutrinas anarquista e comunista, estranhas à “índole do povo brasileiro”. Esses “indesejáveis” seriam um mal externo que corromperia a nação.
MAIO, M. C.; CALAÇA, C. E. Um balanço da bibliografia sobre o antissemitismo no Brasil. In: GRINBERG, K. (Org.). Os judeus no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005 (adaptado).

Conforme descrito nos textos, o tratamento dispensado aos grupos mencionados se fundamentava em

6 Q677940 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prova II, FAMEMA, VUNESP

Para cumprir os objetivos ratificados pelo Acordo de Paris, o Brasil, entre outras medidas, deve

7 Q686011 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS

No século XX, as dificuldades sociais facilitaram o fortalecimento do totalitarismo em alguns países da Europa. Na Alemanha:

8 Q689809 | Atualidades, Política Internacional, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ

A primeira lei a garantir a segurança dos trabalhadores pela inclusão da carteira de trabalho e uma das principais leis de regulação das relações trabalhistas, tendo sido recentemente alterada para dar maior flexibilidade às relações entre patrões e trabalhadores, denomina-se:

9 Q678524 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Durante os anos 1950 e 1960, a conjuntura sociopolítica vivenciada pela população negra norte-americana, especialmente no sul dos Estados Unidos, resultou em grandes mobilizações sociais e no confronto direto com o aparelho repressor do Estado. Nessa época, as reivindicações majoritárias objetivavam:

10 Q678039 | Conhecimentos Gerais, Política Internacional, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Thatcher chegou ao poder em 1979 e, embora o thatcherismo não tenha desmantelado totalmente o Estado de Bem Estar Social, limitou ou suprimiu um bom número de ajudas sociais. Outras políticas de governo com implicações sociais foram a venda de imóveis municipais e a privatização de indústrias e serviços. Mais de sete milhões de pessoas estavam pagando seguros privados em 1990. As sociedades imobiliárias, os bancos e outros intermediários financeiros estavam se beneficiando dessa opção política.
(Asa Briggs. Historia social de Inglaterra, 1994. Adaptado.)
A Primeira Ministra britânica aplicou no país uma política
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.