Entrar

Questões de Vestibular: Primeira Guerra Mundial

Confira aqui questões de Primeira Guerra Mundial para Vestibular grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(EMESCAM) Ao final da Primeira Guerra Mundial o liberalismo passou por um período de grande crise, tanto no plano político quanto no plano econômico. Os governos liberal-democráticos, sofriam agora duros ataques. Havia países como Itália e Alemanha, recentemente unificados, e, portanto, sem muita vivência das práticas da eleição e funcionamento de governos parlamentares em nível nacional. Assim, trabalhadores, classes médias, militares, estavam por alguma razão contrários à existência desses governos. O perigo maior surgiu na Itália, em seguida na Alemanha (Nazismo), e logo se espalhou: o fascismo.

Sobre essa temática, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto:

(UFMS) Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentou uma grande crise econômica e social, o que gerou instabilidade política e possibilitou a ascensão e o crescimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Assinale a alternativa que congrega elementos do governo chefiado por Hitler:

(Cetrede) Ao final da Primeira Guerra Mundial, instalou-se na Alemanha uma Assembleia Nacional que se reuniu em Weimar para preparar uma nova Constituição para o país. Nascia ali um novo Estado, chamado de:

(Fundatec) O Tratado de Brest-Litovski, assinado durante a Primeira Guerra Mundial, oficializou a:

(Universidade de Pernambuco) A Primeira Guerra Mundial tornava-se cada vez mais “real” para o Brasil, contribuindo para o crescimento de protestos contra a neutralidade brasileira – a favor do posicionamento pró-aliado –, e para o surgimento de movimentos de caráter nacionalista, como a Liga da Defesa Nacional, fundada em setembro de 1916. Apesar da pressão e dos sucessivos ataques a vapores brasileiros, o governo brasileiro permaneceu neutro até junho de 1917.

FAGUNDES, Luciana Peçanha. Música e guerra: impactos da Primeira Guerra Mundial no cenário musical carioca. Rev. Bras. Hist. [online]. 2017, vol.37, n.76, pp.23-44.

Sobre as artes no período retratado pelo texto, assinale a alternativa CORRETA.

(FGV) Sobre a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:

(Avança-SP) Dos fenômenos abaixo citados, assinale aquele que é considerado como o causador da Primeira Guerra Mundial.

(UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

Texto associado.

(UEL) “A Grande Guerra de 1914 foi uma consequência da remobilização contemporânea dos anciens regimes da Europa. Embora perdendo terreno para as forças do capitalismo industrial, as forças da antiga ordem ainda estavam suficientemente dispostas e poderosas para resistir e retardar o curso da história, se necessário recorrendo à violência. A Grande Guerra foi antes a expressão da decadência e queda da antiga ordem, lutando para prolongar sua vida, que do explosivo crescimento do capitalismo industrial, resolvido a impor a sua primazia. Por toda a Europa, a partir de 1917, as pressões de uma guerra prolongada afinal abalaram e romperam os alicerces da velha ordem entrincheirada, que havia sido sua incubadora. Mesmo assim, à exceção da Rússia, onde se desmoronou o antigo regime mais obstinado e tradicional, após 1918 – 1919, as forças da permanência se recobraram o suficiente para agravar a crise geral da Europa, promover o fascismo e contribuir para retomada da guerra total em 1939.”

(MAYER, A. A força da tradição: a persistência do Antigo Regime. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 13-14.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que a Primeira Guerra Mundial:

(UNESP) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se: