Uma entidade comercial adquiriu por R$ 100 000,00, em 02/01/2018, um instrumento financeiro com vencimento em 31/06/2025, com taxa de juros de 12% a.a. No momento da verificação das contas encerradas em 30/06/2018, o valor de mercado do título era de R$ 104 500,00. O auditor analisou a operação e avaliou que os juros e o ajuste a valor de mercado foram reconhecidos, ambos, no resultado do exercício. Verificou também que a empresa tinha por modelo de negócios manter o título até o vencimento. Nessa situação, na ocasião da auditoria, o auditor deveria ter recomendado que:
a) os lançamentos contábeis fossem revisados, pois conforme o modelo de negócio da entidade, apenas os juros devem ser registrados no resultado.
b) os lançamentos contábeis fossem revisados, pois conforme o modelo de negócio da entidade, os juros devem ser registrados em outros resultados abrangentes.
c) os lançamentos contábeis fossem revisados, pois conforme o modelo de negócio da entidade, o ajuste a valor de mercado deve ser diferido em obrigações exigíveis em longo prazo.
d) os lançamentos contábeis fossem revisados, pois conforme o modelo de negócio da entidade, os juros e o ajuste a valor de mercado devem ser registrados em outros resultados abrangentes.
e) os lançamentos contábeis fossem revisados, pois conforme o modelo de negócio da entidade, os juros devem ser registrados em outros resultados abrangentes, ao passo que o ajuste a valor de mercado deverá ser lançado no resultado.