Entrar

Questões de Vestibular: Processos de Eletrização

Confira aqui questões de Processos de Eletrização para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UFRJ 2018) Dois corpos eletrizados, A e B, estão separados por uma distância d. O corpo A está eletrizado positivamente e o corpo B está eletrizado negativamente. Nesse caso, é correto afirmar que:

(UNESP 2014) Um bastão de vidro e um bastão de ebonite (borracha vulcanizada) são atritados com um pano de lã. O bastão de vidro adquire carga positiva e o bastão de ebonite adquire carga negativa. Isso ocorre porque:

(UERJ 2009) Um bastão de vidro é atritado com um pano de lã. Após o atrito, o bastão e o pano ficam eletrizados com cargas elétricas de sinais opostos. Isso ocorre porque:

(PUC-RS 2017) Duas esferas condutoras idênticas, A e B, encontram-se eletricamente neutras. A esfera A é posta em contato com uma terceira esfera condutora carregada negativamente. Em seguida, A é separada de B. Nesse caso, é correto afirmar que:

(UFRGS 2019) Quando se esfrega um bastão de vidro com um pano de lã, o bastão adquire carga elétrica negativa e o pano adquire carga elétrica positiva. Isso ocorre porque:

(ENEM 2013) Uma esfera condutora eletrizada com carga negativa é aproximada de uma esfera condutora idêntica, inicialmente neutra. Quando as esferas são postas em contato, a seguir afastadas, é correto afirmar que as esferas apresentarão, respectivamente:

(UFRJ 2013) Um objeto neutro é atritado com outro objeto, também neutro. Os dois objetos ficam eletrizados e passam a se repelir mutuamente. É correto afirmar que:

(PUC-RS 2010) Quando se esfrega um balão de borracha nos cabelos, o balão adquire carga elétrica negativa. Isso ocorre porque:

(FUVEST 2012) Dois corpos A e B, inicialmente neutros, são atritados entre si. Em seguida, o corpo A é afastado do corpo B. Pode-se afirmar que, após o atrito e o afastamento, os corpos A e B:

(FUVEST 2016) Um corpo condutor inicialmente eletricamente neutro é atritado com um pano e, em seguida, afastado deste. Podemos afirmar que o corpo condutor: