Questões de Vestibular: Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear

Prepare-se para a prova com questões de Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674528 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

Embora a energia nuclear possa ser utilizada para fins pacíficos, recentes conflitos geopolíticos têm trazido preocupações em várias partes do planeta e estimulado discussões visando o combate ao uso de armas de destruição em massa. Além do potencial destrutivo da bomba atômica, uma grande preocupação associada ao emprego desse artefato bélico é a poeira radioativa deixada após a bomba ser detonada.
Qual é o processo envolvido na detonação dessa bomba?

2 Q687388 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

O benzeno reage completamente com oxigênio, conforme indicado na equação:


2 C6 H6 (l) + 15 O2 (g) → 12 CO2 (g) + 6 H2O (g);H° = -6.600 kJ


Um volume, em mL, de benzeno foi reagido em excesso de oxigênio produzindo -132 kJ de energia. Se a densidade do benzeno é 0,88 g mL-1 , o volume do hidrocarboneto mais próximo daquele que reagiu foi

Dado

M (C6 H6 ) = 78,0 g mol-1

3 Q676441 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.

FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA, I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova na Escola, n. 1, 1998 (adaptado).

Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.

Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?

4 Q678614 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

O funcionamento de muitos detectores de fumaça depende da presença de amerício-241, um material radioativo. As partículas alfa emitidas por ele são capazes de ionizar o ar no interior do detector, gerando um meio condutor que permite uma corrente elétrica contínua entre dois eletrodos, e a entrada da fumaça nesse meio interrompe a corrente fazendo soar um alarme. Esses detectores, entretanto, não apresentam risco à saúde porque as partículas radioativas emitidas não conseguem atravessar suas paredes.
A partir do exposto, conclui-se que a propriedade da radiação alfa que garante a segurança da utilização de detectores de fumaça contendo o amerício-241 é:

5 Q686064 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS

Para aumentar o tempo de preservação dos alimentos, a indústria utiliza compostos químicos chamados conservantes. Esses compostos preservam as características dos alimentos, mantendo-os livres de oxidação e de micro-organismos. Entre os compostos mais utilizados, encontram-se alguns óxidos de enxofre, sais de sódio e potássio, ácidos e sais orgânicos. Sobre alguns dos compostos utilizados como conservantes, foram feitas as seguintes afirmações:

1) Os estados de oxidação do enxofre no SO2 e no SO3 são ambos iguais a +4. 2) O cloreto de sódio é considerado um sal neutro. 3) O número de oxidação do nitrogênio no KNO2 é igual a +3.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

6 Q677135 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.

RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamos esclarecer. Física na Escola. V. 8, n° 2, 2007. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).

Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de

7 Q676888 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

O urânio é um elemento cujos átomos contêm 92 prótons, 92 elétrons e entre 135 e 148 nêutrons. O isótopo de urânio 235U é utilizado como combustível em usinas nucleares, onde, ao ser bombardeado por nêutrons, sofre fissão de seu núcleo e libera uma grande quantidade de energia (2,35 x1010 kJ/mol). O isótopo 235U ocorre naturalmente em minérios de urânio, com concentração de apenas 0,7%. Para ser utilizado na geração de energia nuclear, o minério é submetido a um processo de enriquecimento, visando aumentar a concentração do isótopo 235U para, aproximadamente, 3% nas pastilhas. Em décadas anteriores, houve um movimento mundial para aumentar a geração de energia nuclear buscando substituir, parcialmente, a geração de energia elétrica a partir da queima do carvão, o que diminui a emissão atmosférica de CO2 (gás com massa molar igual a 44 g/mol). A queima do carvão é representada pela equação química:

C(s) + O2 (g) → CO2(g) ΔH = -400 kJ/mol

Qual é a massa de CO2 , em toneladas, que deixa de ser liberada na atmosfera, para cada 100 g de pastilhas de urânio enriquecido utilizadas em substituição ao carvão como fonte de energia?

8 Q682371 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Exame Único, UERJ, UERJ, 2022

O iodo-131 é um radioisótopo empregado no tratamento de doenças da glândula tireoide. Para o estudo de um medicamento que combate uma dessas doenças, foi utilizada uma amostra contendo 100 mg desse radioisótopo, cujo tempo de meia-vida é igual a 8 dias.
A massa de iodo-131 presente na amostra decairá a 25 mg no seguinte intervalo de tempo, em dias:

9 Q677763 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, PPL, ENEM, INEP

O terremoto e o tsunami ocorridos no Japão em 11 de março de 2011 romperam as paredes de isolamento de alguns reatores da usina nuclear de Fukushima, o que ocasionou a liberação de substâncias radioativas. Entre elas está o iodo-131, cuja presença na natureza está limitada por sua meia-vida de oito dias.

O tempo estimado para que esse material se desintegre até atingir 1/16 da sua massa inicial é de

10 Q674829 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Prova Amarela, ENEM, INEP

Para se obter 1,5 kg do dióxido de urânio puro, matéria- prima para a produção de combustível nuclear, é necessário extrair-se e tratar-se 1,0 tonelada de minério. Assim, o rendimento (dado em % em massa) do tratamento do minério até chegar ao dióxido de urânio puro é de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.