Questões de Vestibular: Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment

Prepare-se para a prova com questões de Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q678532 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO

Fernando Collor tomou posse em 15 de março de 1990. Logo no início do mandato, sua equipe econômica anunciou o chamado “Plano Brasil Novo”, conhecido também como “Plano Collor”. Dentre as resoluções polêmicas do plano, podemos destacar o bloqueio de parte dos saldos das contas-correntes, cadernetas de poupança e outras aplicações financeiras. Sobre as consequências econômicas do governo Collor, é correto afirmar que:

2 Q684177 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Tarde, PUC RJ, PUC RJ

Sobre o longo e gradual processo que culminou com o final da ditadura no Brasil em 1985, assinale a alternativa INCORRETA.

3 Q683985 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS

Leia o trecho abaixo.

Como um dos últimos atos de seu governo, Castelo Branco promulgou uma nova Constituição e uma de suas medidas era desobrigar o governo a investir coeficientes mínimos em educação e saúde. A decisão resultou na contínua redução do orçamento do MEC [Ministério da Educação e Cultura], que saiu dos 10,6% dos gastos totais da União em 1965 para 4,3% em 1975, e os gastos com Saúde foram de 4,29% em 1966 para 0,99% do orçamento da União em 1974. Os recursos drenados da Educação e da Saúde permitiram o reforço dos gastos com investimentos em infraestrutura, como a construção de estradas e hidrelétricas, que iam se intensificar nos anos posteriores ao governo Castelo. [...] As inversões em rodovias e hidrelétricas não eram acompanhadas de investimentos em saúde e educação; dados indicam que o número de desnutridos no país se elevou de 27 milhões em 1961-1963 (38% da população) para 71 milhões de pessoas (67% da população) em 1968-1975.

CAMPOS, Pedro. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: UFF, 2014. p. 338-340.

Sobre a política econômica a qual o texto se refere, é correto afirmar que

4 Q681592 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Na primeira eleição direta para presidente da república realizada após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), foi eleito um jovem político alagoano, Fernando Collor de Mello, pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), e que se apresentava ao país como uma nova feição da política. Governador de Alagoas, passou a ser conhecido na mídia como “Caçador de marajás”, por prometer acabar com a corrupção e estabelecer a modernidade na política brasileira. Atente para o que se diz a seguir sobre esse presidente e assinale afirmação verdadeira.

5 Q687359 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Segundo Semestre, Univille, ACAFE

Em 2017 completam-se os 500 anos da Reforma Protestante. Iniciada em 1517, promoveu transformações religiosas e políticas na Europa moderna. Sobre os eventos que têm relação com a Reforma Protestante é correto afirmar, exceto:

6 Q679358 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP

Texto associado.

Plano Collor foi intervenção mais drástica na economia

Um Brasil traumatizado com a inflação. É assim que os economistas definem o país que criou o Plano Collor em março de 1990, uma das mais severas intervenções do governo na economia. O pacote tinha como objetivo controlar a inflação que rondava os 2 000% ao ano. A ideia era diminuir a circulação de dinheiro no mercado para inibir o consumo da população e reduzir a inflação.

CASADO, L. Disponível em: http://noticias.r7.com. Acesso em: 20 ago. 2013 (adaptado).

Uma medida adotada por esse plano econômico foi o

7 Q679859 | História, Reconstrução Democrática Governo Collor e o Impeachment, Prova 05, UEMG, UEMG

Com o impeachment de Fernando Collor de Mello coube ao seu vice assumir a presidência em caráter definitivo, em 29 de dezembro de 1992, dando prosseguimento à redemocratização do país. Quem assumiu a presidência no lugar de Collor?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.