O custo econômico mais elevado da produção de
imagens e sua complexidade tecnológica superior
costumam obrigar os produtores a começarem
o trabalho por elas. Mas nossos ouvidos não
dependem de forma alguma de nossos olhos
para processar informação, atuando em sincronia
e em coerência com eles. Quando eliminamos
o som, a publicidade, os documentários e os
noticiários frequentemente chegam a se tornar
absolutamente incompreensíveis.
RODRÍGUEZ, A. A dimensão sonora da linguagem audiovisual .
São Paulo: Editora Senac, 2006 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Diante da complexidade e dos custos
elevados da produção de imagens, a
publicidade em podcasts é uma alternativa
mais acessível e preserva o potencial
semântico e cognitivo da comunicação
sonora presente nos produtos audiovisuais.
PORQUE
II. O formato podcast difundiu-se amplamente
na comunicação digital contemporânea,
incorporando os avanços do rádio e
do cinema como mídias que tratam o
som, transmitem sensações espaciais e
organizam os discursos no fluxo narrativo
de seus produtos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras,
e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras,
mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II
é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma
proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.