Entrar

Questões de Vestibular: Segunda Lei de Mendel

Confira aqui questões de Segunda Lei de Mendel para Vestibular grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(UNIFOR-CE) A cor das flores de uma determinada planta é determinada por dois genes (A e B), que agem de forma independente. Cada gene tem dois alelos, um dominante e outro recessivo. Um indivíduo homozigoto recessivo para ambos os genes é cruzado com um indivíduo heterozigoto para ambos os genes. Qual é a proporção de descendentes que apresentam flores de cor diferente dos pais?

(UEM-PR) A semente de uma planta é amarela na presença do alelo dominante (A) e verde na presença do alelo recessivo (a). Da mesma forma, o alelo dominante (B) determina a cor vermelha da flor, e o alelo recessivo (b), a cor branca. Foi feito o cruzamento entre uma planta homozigota dominante para ambas as características com outra homozigota recessiva. A probabilidade de nascer um indivíduo duplamente heterozigoto (AaBb) nesse cruzamento é:

(UFRGS-RS) Em coelhos, a pelagem pode ser cinza, preta ou branca. A cor preta é condicionada por um gene dominante (B), enquanto a cor cinza é determinada por seu alelo recessivo (b). Além disso, a pelagem pode ser curta (C) ou longa (c), sendo a pelagem curta condicionada por um gene dominante (C). Um coelho heterozigoto para os dois genes foi cruzado com uma fêmea branca, homozigota recessiva para os dois genes.

A proporção fenotípica da prole esperada é:

(UERJ-RJ) Em abelhas, uma característica é determinada por um gene com dois alelos, B e b. O alelo B é dominante e determina a presença da característica, enquanto b é recessivo e determina a sua ausência. Um cruzamento entre uma abelha heterozigota e outra homozigota recessiva resultou em 80% de descendentes com a característica. A proporção de indivíduos homozigotos dominantes na prole foi de:

(UEPB-PB) No cruzamento entre indivíduos heterozigotos para dois pares de alelos, em que AaBb é o genótipo do pai e AaBb é o genótipo da mãe, a probabilidade de um descendente apresentar o genótipo AaBB é de:

(UNESP-SP) Em ratos, a cor marrom é condicionada por um gene dominante (B) e a cor cinza, por seu alelo recessivo (b). Um rato heterozigoto para esse gene foi cruzado com uma rata cinza homozigota. A probabilidade de um descendente desse cruzamento ser marrom e heterozigoto é de: ]

(UDESC-SC) A lei de segregação dos alelos, ou primeira lei de Mendel, afirma que, durante a formação dos gametas, os alelos se separam, indo para gametas diferentes. Na segunda lei de Mendel, afirma-se que:

(UERJ-RJ) Em abóboras, a cor amarela é condicionada por um gene dominante (A) e a cor verde, pelo seu alelo recessivo (a). Num cruzamento, uma planta homozigota amarela foi cruzada com uma homozigota verde, sendo obtida uma geração F1 toda amarela. A proporção de plantas de abóbora amarelas e verdes na geração F2, obtida pelo cruzamento entre si dos descendentes da F1, é:

(ENEM 2018) Para entender como ocorre a transmissão de caracteres genéticos de uma geração para outra, Gregor Mendel realizou experimentos com ervilhas, identificando a presença de alelos para a cor da semente e para a textura da casca. Esses experimentos levaram Mendel a propor a lei da segregação e a lei da distribuição independente de alelos, que explicam o funcionamento da herança genética. A segunda lei de Mendel, também conhecida como lei da distribuição independente de alelos, permite inferir que:

(ENEM 2019) Em um experimento de seleção artificial, foram escolhidos indivíduos de uma população de uma determinada espécie animal que apresentavam o caráter "pelagem mais escura". Após alguns anos, verificou-se que 75% da população apresentava a pelagem mais escura e 25% apresentava a pelagem mais clara. Essa distribuição é compatível com a 2ª Lei de Mendel, pois indica que: