Questões de Enem e Vestibular: Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

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1 Q681185 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Medicina, SÃO CAMILO, VUNESP

Nas últimas décadas, o avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades de realização do geoprocessamento. Uma das tecnologias em destaque nessa área é o sensoriamento remoto, caracterizado por

2 Q677983 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Administração, UEA, VUNESP

Se o GPS caísse por um dia, economia dos EUA sofreria impacto bilionário
Com a utilização de aplicativos como Uber, Google Maps, Waze e de outros serviços de geolocalização acessíveis pelo celular, ir de um lugar para outro nunca foi tão fácil. Dada a grande adesão aos serviços de geolocalização que utilizam o GPS, uma queda nesse sistema causaria prejuízos de US$ 1 bilhão por dia nos Estados Unidos. Tal cenário é hipotético e improvável, mas foi calculado pelo Departamento de Comércio americano. Melhor que ele não se realize, afinal, a tecnologia nos deixou mal-acostumados — ninguém quer navegar pela cidade com um mapa de papel na mão.
(https://noticias.uol.com.br, 23.06.2019. Adaptado.)
Além da substituição de mapas impressos, a tecnologia GPS oferece vantagens econômicas por ser capaz de

3 Q675756 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, primeiro e segundo dia, ENEM, INEP, 2024

Quando se pensa que há três décadas a obtenção de uma posição geográfica em qualquer lugar do mundo estava nas mãos de profissionais especializados, engenheiros e geógrafos, que precisavam de equipamentos sofisticados para realizarem medições que levavam dias e meses, sem contar com o tempo dedicado ao cálculo das coordenadas, é surpreendente a constatação de que qualquer um de nós com um simples smartphone obtém hoje essa posição em poucos segundos.

COSTA, S. M. A.; FORTES, L. P. S. A evolução da geodésia: da observação às estrelas aos satélites. Revista Brasileira de Geografia, n. 1, jan.-jun. 2019.


A consequência na oferta de serviços, resultante da mudança tecnológica mencionada no texto, é a

4 Q675022 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Reaplicação, ENEM, INEP, 2022

O Google Earth permite obter imagens aéreas do terraço da sua casa, acompanhar com detalhes a trajetória de um furacão, a temível falha geológica de San Andreas, na Califórnia, ou até mesmo passear pelo Grand Canyon. A nova tecnologia levou a Organização Australiana para a Ciência Nuclear e a Tecnologia a pedir ao Google que censurasse as imagens, tal como já fez com fotos aéreas da Casa Branca, na capital americana. O diretor de operações do organismo australiano se mostrou preocupado, não tanto pelas informações disponíveis atualmente, mas sim pelo futuro de uma tecnologia que pode ir longe demais: “Para nós, parece ser importante saber até onde esta tecnologia pode levar”.

Disponível em: www5.estadao.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012.



O avanço das técnicas cartográficas trouxe como consequência um maior detalhamento das informações sobre o mundo. A restrição de alguns países ao amplo acesso a essas informações ocorre porque eles

5 Q681626 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Vestibular UFMS, UFMS, INEP

As geotecnologias são um conjunto de tecnologias destinadas à coleta e ao tratamento de informações espaciais (ROSA, 2005). Almeida (2009) complementa que as geotecnologias envolvem a utilização de um conjunto de recursos computacionais e metodológicos para o cumprimento de suas funções, entre esses, os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e o Sensoriamento Remoto.
Com base nos conceitos apresentados, indique a alternativa que representa corretamente as modernas tecnologias aplicadas à cartografia.

6 Q682781 | Geografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Vestibular 2023, UEMA, UEMA, 2022

Na Era da Globalização, a qual nos encontramos, o ensino traz novos desafios aos educadores. A Cartografia e suas tecnologias vêm sendo empregadas de forma crescente no ensino público paulista, e esta integração da cartografia e das geotecnologias à educação escolar contribui para que os alunos sejam capazes de melhor entender as relações entre meio-ambiente e sociedade (no caso da Geografia). Para tanto, é necessário difundir, popularizar e explorar essas geotecnologias no ensino básico, conforme sugere o INPE.
Zanilatto, R. C.; Leme, A. M.; Pancher, A. M.; Basotti, I. S. A cartografia e as geotecnologias como subsídio para o ensino de geografia: capacitação de professores de geografia da rede pública, 2017.
Sobre essa temática são feitas as seguintes afirmações:
I- A projeção cartográfica é o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e de meridianos, os fenômenos que estão dispostos na superfície esférica. II- O dia e a hora do início dos solstícios e dos equinócios se mantêm constantes de ano para ano. III- Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são o resultado crescente da utilização conjunta de mapas digitais, elaborados com base em imagens de satélite e o auxílio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e de banco de dados georreferenciados. IV- A cartografia temática limita o planejamento de intervenções no espaço geográfico porque restringe compreender os fenômenos que o compõem. V- Para facilitar a memorização dos signos (símbolos), principalmente nos mapas, podemos explorar a analogia entre sua forma e o que eles representam.
As afirmações corretas são, apenas
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