Entrar

Questões de Vestibular: Sistema Circulatório

Confira aqui questões de Sistema Circulatório para Vestibular grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


(PUC-RJ) O coração humano apresenta uma série de peculiaridades para que a circulação sanguínea se dê de forma eficiente.

Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação a estas características.

(FAAP-SP) Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:

(CESMAC/2019-2) Sobre o funcionamento do sistema cardiovascular humano, analise as assertivas abaixo.

1) O aumento da frequência cardíaca durante o exercício aumenta a circulação sanguínea, mas diminui a pressão arterial;

2) A menor frequência cardíaca durante o sono faz chegar aos órgãos menos nutrientes e oxigênio que durante o exercício.

3) Uma pessoa em situação de perigo tem frequência cardíaca e pressão arterial elevadas, devido à liberação de adrenalina pelas glândulas suprarrenais.

Está(ão) correta(s):

(PUC-MG) A função do nódulo sinoatrial no coração humano é:

(FUVEST 2018) No sistema circulatório humano,

(UFPB) A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se:

(FAAP-SP) Em relação à circulação humana, é incorreto afirmar:

(FGV-2005) No filme Viagem Insólita (direção de Joe Dante, Warner Bros., EUA, 1987), um grupo de pesquisadores desenvolveu uma nave submergível que, juntamente com seu comandante, é miniaturizada e, em vez de ser injetada em um coelho, como previsto, é acidentalmente injetada na corrente sanguínea de um dos protagonistas da estória. Assim que chega a um dos vasos, o computador de bordo traça o trajeto da nave: (…) da veia ilíaca à veia cava inferior, … à aorta, chegando ao primeiro destino: a área de junção do nervo óptico ao globo ocular.

Supondo que a nave acompanhe o fluxo da corrente sanguínea, entre a veia cava inferior e a aorta, a nave deve percorrer o seguinte trajeto:

Texto associado.

(UFRR/2020)  Estima-se que, no mundo, 80 a 100 milhões de pessoas dependem da atividade de mineração para sobreviver. Os garimpeiros artesanais podem ser considerados como o grupo populacional mais diretamente exposto ao mercúrio, tendo como principal via de exposição a inalação do vapor de mercúrio metálico. A exposição crônica e sucessiva dos trabalhadores ao mercúrio pode levar ao quadro de Mercurialismo, marcado por diversas manifestações neuropsiquiátricas como psicose, alucinações, tendências suicidas e alterações cognitivas.

(Texto adaptado de: Bueno, PC et al. Exposição humana a mercúrio:subsídios para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde. Cad.Saúde Colet., 2011, Rio de Janeiro, 19 (4): 443-7)

Para levar ao quadro clínico descrito no texto acima, o mercúrio, imediatamente após ser inalado, deve atravessar as seguintes estruturas, na ordem apresentada:

(UDESC 2018/2) O coração humano apresenta artérias e veias que levam e trazem sangue ao coração. Relacione as artérias ou veias da coluna A com as suas funções na coluna B.

Coluna A Coluna B
I - Veia Cava Inferior ( ) conduz (em) sangue arterial ao miocárdio
II - Artéria Orta ( ) conduz (em) sangue venoso do ventrículo direto aos pulmões
III - Artéria Pulmonar Direita e Esquerda ( ) conduz (em) sangue arterial do ventrículo esquerdo para o corpo
IV - Veias Pulmonares ( ) conduz (em) sangue arterial dos pulmões ao átrio esquerdo
V - Artérias Coronárias ( ) conduz (em) sangue venoso ao átrio direito

Assinale a alternativa que indica a associação correta entre as colunas, de cima para baixo.