Questões de Vestibular: Socialização secundária educação

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1 Q679577 | Sociologia, Socialização secundária educação, Filosofia e Sociologia 2 Dia, UECE, UECE CEV

Atente para a seguinte questão: “a discussão sobre a educação intercultural é uma necessidade para a sociedade que, cada vez mais, traz à tona seu caráter multicultural e onde ‘diferentes grupos socioculturais conquistam maior presença nos cenários públicos’, incluindo aí a escola”.

Fonte: SILVA, Vanilda Alves da; REBOLO, Flavinês. A educação intercultural e os desafios para a escola e para o professor. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/inter/v18n1/1518-7012-inter-18- 01-0179.pdf

Tendo como referência a multiculturalidade presente na sociedade contemporânea e a importância da educação para a diversidade, é correto afirmar que

2 Q685082 | Sociologia, Socialização secundária educação, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, em pesquisa dos anos 1960 sobre o sistema escolar francês, demonstraram como o mecanismo pedagógico das escolas focava, para a formação dos alunos, em um corpo de saberes (ciências da natureza, matemática, literatura, artes) que concedia vantagens aos filhos das classes mais abastadas economicamente, pois estes já chegavam “de casa” para o ambiente de ensino com um “capital cultural” – conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridos – adequado com as exigências desse corpo de saberes. As “classes dominantes” podem proporcionar aos seus filhos e filhas o contato desde a mais tenra infância com leituras, artes e, mesmo, raciocínios lógicos no convívio diário com a família. A crítica dos referidos autores, em resumo, àquele sistema escolar francês foi a de que a pedagogia adotada criava uma espécie de “Escola Indiferente” que tratava como iguais, em direitos e deveres escolares, alunos desiguais em “capital cultural”. Os critérios exigidos para a avaliação do êxito escolar eram os mesmos para todos os estudantes sem tratar suas diferenças de “capital cultural” ligadas às condições socioeconômicas.
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. Os Herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.
Sobre essa “Escola Indiferente”, sugerida pelos autores acima citados, é correto concluir que

3 Q681491 | Sociologia, Socialização secundária educação, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Desde seu início, a Sociologia tem tratado o tema da Educação e joga luz sobre uma clássica e importante discussão própria desta ciência: a relação entre mudança social e os sistemas educacionais nas sociedades modernas. Dentre os questionamentos ligados a este debate, encontram-se os seguintes: 1. Até que ponto a Educação formal ou Escolar contribui para mudanças na sociedade?; e 2. A Educação, por outro lado, pode ser um mecanismo de permanência e imobilismo da estrutura social? Esses questionamentos foram, de certa forma, respondidos por alguns sociólogos, mas ainda demandam atenção, pesquisa e estudo ao redor do mundo moderno. É importante destacar que cada um dos estudiosos e pensadores da Sociologia que se debruçaram sobre esse tema elaborou sua própria explicação e compreensão a respeito. Considerando esse aspecto, assinale a opção que apresenta a correta relação entre pensamento e autor.

4 Q685079 | Sociologia, Socialização secundária educação, Vestibular Filosofia e Sociologia, UECE, UECE CEV

No Brasil atual, o chamado “Movimento Escola Sem Partido” procura erradicar, por meio de mecanismos legais (projetos de lei), temáticas referentes ao conceito de “gênero” aplicadas ao ensino de crianças e jovens. Esse movimento se pauta por valores religiosos, tradicionais e de fundo patriarcal na defesa das relações heterossexuais, entendidas como sagradas e as únicas moralmente corretas. Diferentemente, as Ciências Sociais demonstram como o “gênero” é constituído por aspectos socioculturais, históricos e psicológicos diversos. Em termos simples, “ser homem”, “ser mulher” ou “ser transgênero” depende da cultura e da subjetividade individual. Além disso, desde o início do século XXI, entidades como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) têm aprovado resoluções diretivas para que se considere a “identidade de gênero” e a “orientação sexual” como parte dos Direitos Humanos (REIS e EGGERT, 2017).
REIS, T. e EGGERT, E., Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros, Educação e Sociedade, vol. 38, nº 138, janeiro-março 2017.
Tomando como referência o entendimento acima, é correto concluir que
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