Questões de Vestibular: Substâncias e Misturas

Prepare-se para a prova com questões de Substâncias e Misturas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q687904 | Ciências, Substâncias e Misturas, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP

Sífilis aumenta em 13 de 14 estados com dados disponíveis sobre a doença

A sífilis é uma doença bacteriana, sexualmente transmissível, que, se não tratada, pode comprometer os sistemas nervoso central e cardiovascular, além de órgãos como olhos, pele e ossos.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 jul. 2015 (adaptado).


A transmissão dessa doença é evitada com:

2 Q683682 | Ciências, Substâncias e Misturas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Para determinar a massa dos sólidos dissolvidos na água do mar, o seguinte experimento foi realizado: em um prato limpo e seco que pesava 630,30 gramas foram colocados 25 mL de água do mar. O prato foi deixado ao sol por 8 horas. Após evaporar toda a água e restando apenas o sal, ele foi pesado, indicando uma massa de 631,13 gramas. A partir dessas informações, conclui-se que a massa em gramas de sólidos dissolvidos em 1 litro de água do mar é de

3 Q675580 | Ciências, Substâncias e Misturas, PPL, ENEM, INEP, 2023

Na formulação de detergentes sintéticos, são encontradas diversas substâncias que possuem ação específica. Entre essas substâncias, estão os tensoativos aniônicos, dos quais o dodecilbenzenossulfonato de sódio é o mais comum em detergentes para cozinha.

O dodecilbenzenossulfonato de sódio é um tensoativo em razão da presença

4 Q683683 | Ciências, Substâncias e Misturas, Vestibular Indígena, UNICAMP, COMVEST UNICAMP, 2025

Um professor de química na aldeia desafiou seu melhor estudante a distinguir e identificar três sólidos brancos da cozinha, sem colocá-los na boca ou cheirá-los: farinha de trigo, sal e açúcar. Para isso, o estudante colocou, separadamente, uma pequena quantidade de cada sólido em água e, a partir do que observou, prosseguiu com sua investigação. Quais observações e procedimentos teriam levado o estudante a uma correta identificação dos sólidos?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.