Questões de Vestibular: Temperatura e Escalas Termométricas

Prepare-se para a prova com questões de Temperatura e Escalas Termométricas de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674262 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

Em uma aula experimental de calorimetria, uma professora queimou 2,5 g de castanha-de-caju crua para aquecer 350 g de água, em um recipiente apropriado para diminuir as perdas de calor. Com base na leitura da tabela nutricional a seguir e da medida da temperatura da água, após a queima total do combustível, ela concluiu que 50% da energia disponível foi aproveitada. O calor específico da água é 1 cal g−1 °C−1, e sua temperatura inicial era de 20 °C.

Quantidade por porção de 10 g (2 castanhas)

Valor energético 70 kcal

Carboidratos 0,8 g

Proteínas 3,5 g

Gorduras totais 3,5 g

Qual foi a temperatura da água, em grau Celsius, medida ao final do experimento?

2 Q684922 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Vestibular 1 semestre, UNIVESP, UNIVESP

“A temperatura dos oceanos está aumentando em ritmo mais rápido do que anteriormente estimado, ameaçando uma grande quantidade de espécies marinhas e podendo resultar na elevação do nível do mar, revelou um estudo de cientistas americanos e chineses divulgado nesta quinta-feira [10/01/2019]. As conclusões, divulgadas na revista Science, contrariam pesquisas anteriores que apontavam uma estagnação do aquecimento global nos últimos anos. (...) "O aquecimento dos oceanos é um indicador importante das mudanças climáticas, e temos provas robustas de que ocorre de modo mais rápido do que pensávamos (...) Em torno de 93% do excesso de calor – preso na atmosfera pelos gases causadores do efeito estufa provenientes de combustíveis fósseis – se acumula nos oceanos.(...) O aquecimento global existe e já tem grandes consequências.", enfatizaram em comunicado os autores do estudo, acrescentando que, se nada for feito para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, a temperatura nos primeiros 2 mil metros de profundidade nos oceanos aumentará 0,78 ºC até o fim do século.” (Fonte: Deutsche Welle.)
Um aumento de 1ºC na temperatura dos oceanos levaria à um grande aumento da quantidade da energia térmica na biosfera. Considere o volume total de água nos oceanos como sendo 1,5 ✕ 109 km3 , e que a densidade da água é de 1 ✕ 1012 kg/km3 com calor específico de 4 kJ/kgºC.
Como comparação: a bomba atômica Little Boy foi lançada na cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945 que matou diretamente 70 mil pessoas em uma explosão de cerca de 15 ktons=60 ✕ 109 kJ.
Caso o aumento de 1ºC de temperatura ocorra durante o período de transição de 100 anos,teremos uma acréscimos anual expressivo de energia térmica no planeta. Para dimensionar essa quantidade é interessante comparar com a energia emitida pela explosão de bombas atômicas.
Assinale a alternativa que corretamente apresenta o número de bombas atômicas como a Little Boy que corresponderiam à energia extra a cada ano acumulada na terra durante esse período de transição de 100 anos.

3 Q679371 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia, que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC. A temperatura corporal é mais baixa pela manhã, depois aumenta durante o dia e atinge o valor máximo no início da noite. A média da temperatura corpórea deve ficar em torno dos 37ºC.
Essa temperatura de 37ºC , expressa em escala Fahrenheit, é igual, em °F, a

4 Q678448 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Segundo Semestre, FAG, FAG

Em um determinado dia, a temperatura mínima em Cascavel foi de 15 °C e a máxima de 27 °C. A diferença entre essas temperaturas, na escala kelvin, é de

5 Q679497 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Qual a máxima temperatura já registrada na Terra? E a mínima?

A mais alta temperatura que se tem notícia na Terra, 58ºC, foi registrada na cidadezinha de El Azizia, perto de Trípoli, na Líbia, norte da África, em 13 de setembro de 1922. Já a menor temperatura registrada foi de -89ºC, em 21 de julho de 1983, na estação soviética de Vostók, na Antártida. (QUAL O MÁXIMO, 2019).


De acordo com o texto apresentado, a diferença de temperatura registrada entre as duas cidades, na escala Fahrenheit, é igual a

6 Q686868 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Medicina, FAG, FAG

São exemplos de ondas os raios X, os raios gama, as ondas de rádio, as ondas sonoras e as ondas de luz. Cada um desses cinco tipos de onda difere, de algum modo, dos demais. Qual das alternativas apresenta uma afirmação que diferencia corretamente o tipo de onda referido das demais ondas acima citadas?

7 Q688246 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Os praticantes de atividades físicas podem vir a sofrer lesões devido a uma série de fatores. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA em relação à diferença entre estiramento e distensão muscular

8 Q683708 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Inglês, UEMG, UEMG, 2025

Em um laboratório de física, um pesquisador desenvolve uma nova escala termométrica, chamada de escala X. Nessa escala, o ponto de fusão do gelo, (0°C), corresponde a 50 graus e o ponto de ebulição da água, (100°C), corresponde a 120 graus. Com base nesses dados, é possível determinar a temperatura de 30°C na escala X, que será de:

9 Q681832 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2021

No nosso planeta há uma grande diversidade de climas. Por exemplo, a cidade de Oymyakon, na Rússia, já registrou temperaturas de -65 ºC, ao passo que, na cidade de Ghadamés, na Líbia, há registros de temperaturas de 122 ºF. O módulo da diferença de temperatura entre essas duas cidades, em kelvin, corresponde a

10 Q682817 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Recentemente um incêndio em uma subestação de energia elétrica no estado do Amapá provocou um apagão na capital e deixou cerca de 765 mil pessoas sem luz. Os principais impactos do apagão para a população foram a falta de água encanada, de água mineral e de gelo. Como não havia como utilizar a geladeira, a procura de gelo por toda cidade foi muito grande.
Uma moradora com necessidade de resfriar 3000 g de água em um recipiente, inicialmente a uma temperatura de 30 °C, adiciona gelo a –20°C. Considere que todo gelo se funde e que o calor específico do recipiente pode ser desprezado.
Dados: calor específico da água = 1 cal/g °C; calor específico do gelo = 0,5 cal/g °C; calor latente de fusão do gelo = 80cal/g.
A quantidade de gelo, em g, para que a temperatura final seja igual a 0 °C é
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.