Questões de Vestibular: Teoria Atômica átomos e sua estrutura

Prepare-se para a prova com questões de Teoria Atômica átomos e sua estrutura de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q682474 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Vestibular, UEMG, UEMG, 2022

O raio iônico afeta as propriedades físicas e químicas de um composto iônico. A estrutura tridimensional de um composto iônico depende das dimensões relativas dos seus cátion e ânions. Considerando os seguintes pares de íons (a) N3− ou F ; (b) Mg2+ ou Ca2+; (c) Fe2+ ou Fe3+, assinale a alternativa que indica qual das duas espécies dos pares possui maior raio, respectivamente.

2 Q677845 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS

Existem elementos químicos considerados essenciais, em cuja ausência não seria possível haver vida. Esses elementos estão envolvidos em importantes processos biológicos, como nos processos osmóticos, na construção de biomoléculas e nas funções estruturais dos organismos. Dentre eles, estão o flúor (F), sódio (Na) e Magnésio (Mg). Nos sistemas biológicos, estes elementos se apresentam em sua forma iônica, como F - , Na+ e Mg2+. Em ordem crescente, como se classifica o raio iônico dos íons F- , Na+ e Mg2+?
Dados: Números atômicos: F = 9; Na = 11; Mg = 12.

3 Q684638 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Módulo I, UFJF, COPESE UFJF

Segundo os modelos atômicos atuais, os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, ao qual se deve a maior parte da massa do átomo. Desta forma, podem-se caracterizar os elementos através do número atômico (Z) e do número de massa (A). John Dalton propôs a teoria do modelo atômico em 1808, e muitos de seus postulados mostraram-se bastante realistas em relação ao conhecimento atual sobre a teoria atômica. Entretanto, a existência de isótopos ainda não era conhecida. Assinale a alternativa na qual a afirmação do modelo atômico de Dalton NÃO esteja de acordo com a existência dos isótopos:

4 Q679273 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX

Três elementos químicos, chamados aleatoriamente de A, B e C são isóbaros e possuem os seguintes números de nêutrons: 22, 21 e 20, respectivamente. Considerando que o número atômico de A é 18, quais são os números atômicos de B e C, respectivamente?

5 Q685780 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

O cariri cearense é um oásis cultural transladando da música ao artesanato. Nesta alquimia que provoca o labor da pedra bruta, surgem inúmeras peças das mãos habilidosas de gente simples, que lapidam o barro, desde a retirada da argila cavada nas barreiras de Nova Olinda até o atelier, seja no Crato ou em Juazeiro do Norte, onde habilmente o barro é trabalhado. A arte encanta na química que surge, no transformar vidas, sejam dos artesãos aos compradores. O barro utilizado tem em sua composição vários componentes dentre eles se destacam íons Ca +2 e íons Mg +2 . Qual o número de níveis eletrônicos são ocupados pelos elétrons do íon Ca +2 e qual dos íons Ca 2+ ou Mg 2+ é isoeletrônico do íon metálico presente na substância Aℓ2O3, respectivamente:

6 Q686144 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS

O brometo de potássio (KBr) é um importante sal anticonvulsivante, utilizado tanto em humanos como em cães. Quando comparados os elementos que o constituem, bromo (Br) e potássio (K), podemos dizer acerca das suas propriedades periódicas:

7 Q675183 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineraldeveser refinado,convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235.

Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 ede urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas portelas com grande número de pequenos orifícios. No entanto,devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.

ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?

8 Q678479 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Segundo Semestre, IFAL, INEP

Uma das preocupações com os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais que atuam nas buscas de Brumadinho, onde uma barragem se rompeu em 25 de janeiro de 2019, refere-se a saúde dos militares. Exames detectaram uma elevada quantidade de alumínio nos corpos dos agentes. Sobre o átomo de alumínio, marque a afirmação correta. Dados: Al: (A = 27); (Z=13)

9 Q688230 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere o enunciado para o modelo atômico:


“O átomo é uma minúscula esfera maciça, impenetrável, indestrutível, indivisível e sem carga.”

Tal enunciado refere-se ao modelo atômico proposto por:

10 Q680878 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Segunda etapa, CEDERJ, CECIERJ, 2021

O segundo postulado da teoria atômica de Dalton estabelecia que “átomos de um mesmo elemento químico são idênticos e iguais em peso”. Por mais de um século essa concepção foi hegemônica, o que levou a um problema, aparentemente sem solução, relacionado à determinação das massas atômicas dos elementos químicos, cujos valores variavam de um experimento para outro. O surgimento da espectrometria de massas, no início do Século XX, solucionou o problema com a grande contribuição de Francis W. Aston, que recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1922. A técnica analítica consiste em separar íons no estado gasoso, por meio da relação massa/carga de átomos e moléculas. Tal ferramenta permitiu a determinação precisa das massas atômicas dos elementos.
O desenvolvimento da espectrometria de massas levou à confirmação da existência dos
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.