Questões de Enem e Vestibular: Teoria Atômica átomos e sua estrutura

Prepare-se para a prova com questões de Teoria Atômica átomos e sua estrutura de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q677845 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, Cepros

Existem elementos químicos considerados essenciais, em cuja ausência não seria possível haver vida. Esses elementos estão envolvidos em importantes processos biológicos, como nos processos osmóticos, na construção de biomoléculas e nas funções estruturais dos organismos. Dentre eles, estão o flúor (F), sódio (Na) e Magnésio (Mg). Nos sistemas biológicos, estes elementos se apresentam em sua forma iônica, como F - , Na+ e Mg2+. Em ordem crescente, como se classifica o raio iônico dos íons F- , Na+ e Mg2+?
Dados: Números atômicos: F = 9; Na = 11; Mg = 12.

2 Q675183 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

O urânio é empregado como fonte de energia em reatores nucleares. Para tanto, o seu mineraldeveser refinado,convertido a hexafluoreto de urânio e posteriormente enriquecido, para aumentar de 0,7% a 3% a abundância de um isótopo específico — o urânio-235.

Uma das formas de enriquecimento utiliza a pequena diferença de massa entre os hexafluoretos de urânio-235 ede urânio-238 para separá-los por efusão, precedida pela vaporização. Esses vapores devem efundir repetidamente milhares de vezes através de barreiras porosas formadas portelas com grande número de pequenos orifícios. No entanto,devido à complexidade e à grande quantidade de energia envolvida, cientistas e engenheiros continuam a pesquisar procedimentos alternativos de enriquecimento.

ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2006 (adaptado).


Considerando a diferença de massa mencionada entre os dois isótopos, que tipo de procedimento alternativo ao da efusão pode ser empregado para tal finalidade?

3 Q679273 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX

Três elementos químicos, chamados aleatoriamente de A, B e C são isóbaros e possuem os seguintes números de nêutrons: 22, 21 e 20, respectivamente. Considerando que o número atômico de A é 18, quais são os números atômicos de B e C, respectivamente?

4 Q678479 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Segundo Semestre, IFAL, INEP

Uma das preocupações com os profissionais do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais que atuam nas buscas de Brumadinho, onde uma barragem se rompeu em 25 de janeiro de 2019, refere-se a saúde dos militares. Exames detectaram uma elevada quantidade de alumínio nos corpos dos agentes. Sobre o átomo de alumínio, marque a afirmação correta. Dados: Al: (A = 27); (Z=13)

5 Q674266 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

Por terem camada de valência completa, alta energia de ionização e afinidade eletrônica praticamente nula, considerou-se por muito tempo que os gases nobres não formariam compostos químicos. Porém, em 1962, foi realizada com sucesso a reação entre o xenônio (camada de valência 5s25p6) e o hexafluoreto de platina e, desde então, mais compostos novos de gases nobres vêm sendo sintetizados. Tais compostos demonstram que não se pode aceitar acriticamente a regra do octeto, na qual se considera que, numa ligação química, os átomos tendem a adquirir estabilidade assumindo a configuração eletrônica de gás nobre. Dentre os compostos conhecidos, um dos mais estáveis é o difluoreto de xenônio, no qual dois átomos do halogênio flúor (camada de valência 2s22p5) se ligam covalentemente ao átomo de gás nobre para ficarem com oito elétrons de valência.

Ao se escrever a fórmula de Lewis do composto de xenônio citado, quantos elétrons na camada de valência haverá no átomo do gás nobre?

6 Q679457 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere três átomos X, Y e Z. Sabe-se que X e Y são isótopos e que os números de prótons dos átomos envolvidos, quando somados, correspondem a 67, da mesma forma que X e Z são isótonos, e que a soma dos nêutrons dessas três espécies é igual a 94.



O valor do número de massa do átomo Z é igual a

7 Q678736 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Grupo 3, PUC RJ, PUC RJ

Sabe-se que 12C e o 13C são isótopos e, por causa disso,

8 Q680804 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Um íon de carga 2+ apresenta o mesmo número de elétrons que o gás nobre argônio, e seu núcleo contém 20 nêutrons. O número atômico e o número de massa desse íon são, respectivamente,

9 Q680805 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Elementos metálicos tendem a reagir doando seus elétrons, sendo que essa tendência aumenta com o aumento do raio atômico. A sequência que apresenta elementos metálicos em ordem crescente de reatividade é

10 Q681338 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Um certo íon tem carga positiva +2, representado por M2+, sendo seu número total de elétrons igual a 54 e o número de massa igual a 137.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, o número atômico e o número de nêutrons nesse íon.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.