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Questões de Vestibular: Teoria da Arte

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Segundo a arteterapeuta Deolinda Fabietti, no ateliê arteterapêutico, o uso do lápis de cor, cuja variedade de tons é muito grande, é para:

Segundo Maria Carolina Nani, na abordagem em Análise Psico-Orgânica (APO) “busca-se acolher a Sensação (o que vem do corpo), o Sentimento (o que vem da alma) e o Sentido (o que vem do espírito)”. Para tanto, o trabalho caminha nas seguintes três direções:

Para um bom desenho realista a grafite, o sombreamento na representação do tom da pele, é parte fundamental. É o jogo de luz e sombra que dá a noção de profundidade e de volume ao desenho, criando uma ilusão de tridimensionalidade. Os instrumentos para se produzir um bom desenho a grafite em meios-tons são

Para Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete “concepções pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do currículo”.

Para as autoras, seria importante – para todos – a apropriação das questões que se referem

Federico Fellini desenhava imagens que serviam na elaboração de seus filmes. Luis Arrieta realizou uma pesquisa e escreveu sobre mitos ao elaborar e transmitir para os bailarinos sua versão coreográfica da Sagração da Primavera (In: Salles, 2007).

Essas ações, segundo uma perspectiva dos processos de criação, indicam que

A integração simultânea de duas dimensões, largura e altura, resultante da organização espacial, recebe o nome de:

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.
II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.
III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.
IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.
V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

Ao longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e na ciência.

Nessa definição, o conceito de cultura promove:

A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função

Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua pintura um processo de desligamento da figuração.

Uma obra abstrata tem como principal característica a