Questões de Enem e Vestibular: Termoquímica Energia Calorífica

Prepare-se para a prova com questões de Termoquímica Energia Calorífica de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q682823 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Pilhas e baterias são amplamente utilizadas em nosso cotidiano como fonte de energia, em diversos aparelhos eletrônicos, facilitando nossa vida.
A energia gerada pela fonte, acima tratada, é oriunda de uma reação de

2 Q674270 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP

Glicólise é um processo que ocorre nas células, convertendo glicose em piruvato. Durante a prática de exercícios físicos que demandam grande quantidade de esforço, a glicose é completamente oxidada na presença de O2. Entretanto, em alguns casos, as células musculares podem sofrer um déficit de O2 e a glicose ser convertida em duas moléculas de ácido lático. As equações termoquímicas para a combustão da glicose e do ácido lático são, respectivamente, mostradas a seguir:

C6H12O6 (s) + 6 O2 (g) → 6 CO2 (g) + 6 H2O (l) ∆cH = −2 800 kJ

CH3CH(OH)COOH (s) + 3 O2 (g) → 3 CO2 (g) + 3 H2O (l) ∆cH = −1 344 kJ

O processo anaeróbico é menos vantajoso energeticamente porque

3 Q678251 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Segunda Etapa, Unimontes MG, UNIMONTES

A termoquímica estuda as quantidades de calor absorvidas ou desprendidas nas reações químicas. Em relação ao calor, pode-se afirmar que:

4 Q678064 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Prova de Conhecimentos Gerais, UEA, VUNESP

Compressas de emergência quentes são usadas como primeiro socorro em contusões sofridas em práticas esportivas. Essa compressa constitui-se de um saco de plástico contendo uma ampola de água e um produto químico seco, por exemplo, o cloreto de cálcio (CaCℓ2 ). Com uma leve pancada, a ampola se quebra e o cloreto de cálcio se dissolve, conforme a reação representada pela equação:
CaCℓ2 (s) + H2O (ℓ) → CaCℓ2 (aq) ∆H = −82,7 kJ/mol
Nesse processo,

5 Q679985 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Prova 12, UEMG, UEMG

A recuperação de lesões musculares envolve, geralmente, o tratamento com bolsas de água quente. Há bolsas que funcionam mediante a dissolução exotérmica de uma substância química em água. Na bolsa, há dois compartimentos: a substância fica num compartimento seco e a água fica no outro compartimento. Ao golpear a bolsa, o compartimento que contém água se rompe, a substância se dissolve, liberando calor e a temperatura aumenta.
Considere a dissolução do cloreto de cálcio, utilizado para compressas quentes.
CaCl 2(s) + H2O(l) → Ca2+ (aq) + 2 Cl – (aq). ∆H = - 82,8 kJ / mol.

A dissolução de 1,0 mol de CaCl 2(s) libera 82,8 kJ de energia. Esse calor eleva a temperatura de 1,0 L de água de 20°C para 40°C. A dissolução de 0,5 mol de CaCl 2(s) em 1,0 L de água eleva a temperatura de 20°C para

6 Q677840 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, Cepros

No Brasil, líder mundial na reciclagem de latas de alumínio, cerca de 98% das latas produzidas são recicladas, devido ao alto valor agregado do alumínio e à economia energética ocasionada pela reciclagem. O alumínio é obtido através da eletrólise da bauxita (Al2O3.xH2O), misturado à criolita fundida (Na3AlF6). A reação química simplificada da extração do alumínio está representada abaixo.
Al2O3(s) + 3 C(s) → 2 Al(l) + 3 CO(g)
O processo de extração demanda um custo energético de aproximadamente 600 kJ para a obtenção de 54 g de alumínio, enquanto para a mesma massa através da reciclagem são utilizados 50 kJ de energia. Quanto é economizado de energia, para cada 108 kg do alumínio reciclado em relação ao material extraído da bauxita, em 106 kJ?
Dados: Massas atômica em g·mol-1 : Al = 27.

7 Q677251 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, PPL, ENEM, INEP

A usina termelétrica a carvão é um dos tipos de unidades geradoras de energia elétrica no Brasil. Essas usinas transformam a energia contida no combustível (carvão mineral) em energia elétrica.

Em que sequência ocorrem os processos para realizar essa transformação?

8 Q676774 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, PPL, ENEM, INEP

Atualmente, soldados em campo, seja em treinamento ou em combate, podem aquecer suas refeições, prontas e embaladas em bolsas plásticas, utilizando aquecedores químicos, sem precisar fazer fogo. Dentro dessas bolsas existe magnésio metálico em pó e, quando o soldado quer aquecer a comida, ele coloca água dentro da bolsa, promovendo a reação descrita pela equação química:

Mg (s) + 2 H2O (I) → Mg(OH)2 (s) + H2 (g) + 350 kJ

O aquecimento dentro da bolsa ocorre por causa da

9 Q676305 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:

3 C2H2 (g) → C6H6 (l)

A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:

I. C2H2 (g) + 5/2 O2 (g) → 2 CO2 (g) + H2O (l) ΔHc° = -310 kcal/mol

II. C6H6 (l) + 15/2 O2 (g) → 6 CO2 (g) + 3 H2O (l) ΔHc° = -780 kcal/mol

A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de

10 Q677663 | Química, Termoquímica Energia Calorífica, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Por meio de reações químicas que envolvem carboidratos, lipídeos e proteínas, nossas células obtêm energia e produzem gás carbônico e água. A oxidação da glicose no organismo humano libera energia, conforme ilustra a equação química, sendo que aproximadamente 40% dela é disponibilizada para atividade muscular.


C6H12O6( s ) + 6 O2 (g) → 6 CO2 (g) + 6 H2O (I) ΔcH= -2 800 kJ

Considere as massas molares (em g mol-1): H = 1; C=12; O = 16.

LIMA, L. M.; FRAGA, C.A. M.; BARREIRO, E. J. Química na saúde. São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010 (adaptado).

Na oxidação de 1,0 grama de glicose, a energia obtida para atividade muscular, em quilojoule, é mais próxima de

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.