Questões de Vestibular: Transformações Estados Físicos e Fenômenos

Prepare-se para a prova com questões de Transformações Estados Físicos e Fenômenos de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q681337 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base nos conhecimentos sobre propriedades e estados físicos da matéria, considere as afirmativas a seguir.
I. O carbonato de cálcio (CaCO3) é uma substância composta. II. Quando uma substância sólida contiver impureza, sua temperatura irá aumentar à medida que a fusão prosseguir. III. O ozônio (O3) é uma forma alotrópica do gás oxigênio (O2). IV. A combustão de uma palha de aço, que contém ferro, requer absorção de energia e consiste em uma transformação física.
Assinale a alternativa correta

2 Q688955 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Segundo Semestre Tarde, UDESC, UDESC

Analise as proposições com relação à Física Moderna.

I. As ondas gravitacionais propagam-se com a mesma velocidade que as ondas eletromagnéticas e foram previstas pela Teoria da Relatividade.

II. No modelo atômico de Bohr, o núcleo possui apenas nêutrons, enquanto os prótons e os elétrons estão na eletrosfera.

III. No efeito fotoelétrico, um fóton incide sobre a superfície de um material e a partir de uma certa frequência é possível emitir um elétron. A frequência na qual é possível emitir um elétron é fixa e independe do material no qual a luz incide.

IV. A célula solar é um dispositivo que utiliza o efeito fotoelétrico para transformar energia solar em energia elétrica.

V. A dualidade onda partícula refere-se ao fato que uma partícula pode se comportar como uma onda

Assinale a alternativa correta.

3 Q685776 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Prova I Física Matemática Química Biologia, URCA, CEV URCA

Texto associado.

Texto a ser utilizado na questão.


Escorro o suor do meio dia

Assobiando a melodia

Eu tento saciar

Com o gole da cabaça

Passa a sede mas não passa

O jejum o jejum há.


O sol esquenta minha cabeça

Vixe maria não se esqueca

Também de esquentar

Com seus beijos minha vida

Eo sobejo da comida

Que sobrou do jantar.


João acabou-se a farinha

E o querosene da cozinha

No feijão "gurgui" já deu


Pai traz um vestido de chita

Que eu quero ficar bonita

Bonita que nem um mateu


Tenha paciência minha gente

Foi a seca e a enchente

E o culpado não sou eu.

(Música: Meio Dia, Luiz Fidelis)

Quando o compositor diz “escorro o suor do meio dia”, nos remete a um importante sistema de defesa do nosso organismo o “suor”, pois quando transpiramos, a água que expelimos (nosso suor) se evapora graças ao calor latente de evaporação, o que permite que a nossa temperatura corporal seja controlada, a sensação de frio que ocorre quando estamos suado, explica-se corretamente pelo fato de que a evaporação da água:

4 Q685454 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Inglês, UEG, UEG

Um sal hipotético XY apresenta produto de solubilidade (Kps) igual a 1,6 x 10-23 a determinada temperatura. A sua solubilidade, em mol.L-1 , é igual a

5 Q682251 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Em 1860, o microbiologista francês, Louis Pasteur (1822-1895), demonstrou que não eram os deuses, mas sim as células de um fungo, denominado popularmente levedura, que operavam a transformação de uvas em vinho.

PANEK, A. D. E se Dionísio soubesse química? A poesia da fermentação e da produção das bebidas alcoólicas. Ciência Hoje, n. 279, mar. 2011 (adaptado).


A produção de vinho é considerada um processo biotecnológico porque

6 Q676314 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Texto associado.

Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria. As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica.

Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma

7 Q682235 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2021

Para o uso sustentável da água, recomenda-se que as plantas e o gramado de um jardim sejam molhados antes das 10 horas da manhã e após as 19 horas. Assim, garante-se a manutenção da umidade desse jardim, respeitando-se o ciclo da água, sem desperdícios.

Essa recomendação considera o fenômeno da

8 Q684435 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Segundo Semestre, FATEC, FATEC

Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas.
Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela

9 Q689630 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR

Algumas substâncias de uso cotidiano são conhecidas por nomes populares desprovidos de qualquer regra de nomenclatura. Assim, temos, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2 ), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl).

O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:

10 Q682423 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Física e Química, UECE, UECE CEV, 2020

Conforme notícia da BBC News, em 21 de agosto de 1986, o Lago Nyos, na República dos Camarões, projetou uma grande nuvem de dióxido de carbono que matou centenas de cabeças de gado, 1746 pessoas e deixou mais de 400 feridos. O acidente teve como causa uma grande concentração de dióxido de carbono no fundo do lago. Para explicar esse fato, a hipótese mais provável é a de que tenha ocorrido
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.