Questões de Enem e Vestibular: Vírus e bactérias

Prepare-se para a prova com questões de Vírus e bactérias de Enem e Vestibulares! Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

1 Q674905 | Biologia, Vírus e bactérias, Primeiro e Segundo Dia Edital 2021, ENEM, INEP, 2021

Entre 2014 e 2016, as regiões central e oeste da África sofreram uma grave epidemia de febre hemorrágica causada pelo vírus ebola, que se manifesta em até 21 dias após a infecção e cuja taxa de letalidade (enfermos que vão a óbito) pode chegar a 90%. Em regiões de clima tropical e subtropical, um outro vírus também pode causar febre hemorrágica: o vírus da dengue, que, embora tenha período de incubação menor (até 10 dias), apresenta taxa de letalidade abaixo de 1%.
Disponível em: www.who.int. Acesso em: 1 fev. 2017 (adaptado).
Segundo as informações do texto e aplicando princípios de evolução biológica às relações do tipo patógeno-hospedeiro, qual dos dois vírus infecta seres humanos há mais tempo?

2 Q678619 | Biologia, Vírus e bactérias, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

Leia o trecho a seguir:
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de cinco cortes de frango da marca Perdigão, que pertence à empresa BRF. A medida foi tomada depois que a própria fabricante detectou, em testes de qualidade, a presença da bactéria Salmonella enteritidis, conhecida por causar surtos de diarreia e gastroenterite.”
(Lotes de frango da Perdigão são recolhidos por risco de salmonela. Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/lotes-de-frango-da-perdigao-saorecolhidos-por-risco-de-salmonela/ acesso em: 12 mar. 2019, às 23h50min.)
Para evitar problemas de contaminação em alimentos, bastante comuns, como o supracitado, usam-se drogas nas rações para alimentar frangos. O resultado final dessa medida, contudo:

3 Q675913 | Biologia, Vírus e bactérias, Primeiro Dia, ENEM, INEP

O uso prolongado de lentes de contato, sobretudo durante a noite, aliado a condições precárias de higiene representam fatores de risco para o aparecimento de uma infecção denominada ceratite microbiana, que causa ulceração inflamatória da córnea. Para interromper o processo da doença, é necessário tratamento antibiótico. De modo geral, os fatores de risco provocam a diminuição da oxigenação corneana e determinam mudanças no seu metabolismo, de um estado aeróbico para anaeróbico. Como decorrência, observa-se a diminuição no número e na velocidade de mitoses do epitélio, o que predispõe ao aparecimento de defeitos epiteliais e à invasão bacteriana.
CRESTA, F. Lente de contato e infecção ocular. Revista Sinopse de Oftalmologia. São
Paulo: Moreira Jr.,v.04, n.04, 2002 (adaptado).


A instalação das bactérias e o avanço do processo infeccioso na córnea estão relacionados a algumas características gerais desses microrganismos, tais como:

4 Q678134 | Biologia, Vírus e bactérias, Conhecimentos Gerais, FAMERP, VUNESP

Uma das questões ainda não respondidas pela Ciência é sobre a origem dos vírus, se teriam surgido antes ou depois das primeiras células procariontes. Os pesquisadores apontam evidências e apresentam argumentos em favor de cada uma das hipóteses, mas ainda não há resposta definitiva sobre o tema. Em uma discussão entre dois alunos sobre qual dos micro-organismos surgiu primeiro no mundo, bactérias ou vírus, cinco argumentos foram apresentados. Destes, o mais correto, de acordo com os conhecimentos acerca desses micro-organismos, é:

5 Q678202 | Biologia, Vírus e bactérias, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM-MG

Em uma aula sobre vírus, o professor perguntou aos alunos sobre algumas características desses agentes infecciosos. Quatro alunos responderam, como se segue:
Aluno 1 - São constituídos apenas de DNA. Aluno 2 - Não são constituídos por célula. Aluno 3 - Não necessitam de outros organismos para sua reprodução. Aluno 4 - São parasitas intracelulares facultativos.
O aluno que descreveu corretamente uma característica desses agentes foi o de número

6 Q681045 | Biologia, Vírus e bactérias, Dia 2, CESMAC, Cepros

Infecções de garganta causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes podem, ocasionalmente, evoluir para uma doença inflamatória que afeta as articulações. Considerando a informação acima, podese concluir que, em tal doença:

7 Q678779 | Biologia, Vírus e bactérias, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ

Assinale a alternativa que apresenta uma doença que não é causada por um microrganismo:

8 Q679541 | Biologia, Vírus e bactérias, Biologia Primeiro Dia, UECE, UECE-CEV

Sobre os bacteriófagos, é correto afirmar que são vírus

9 Q678618 | Biologia, Vírus e bactérias, Segundo Semestre, Esamc, Esamc

“A sífilis voltou a ser uma epidemia no Brasil, e o alto número de infectados preocupa especialistas da saúde. [...] Segundo Adele Benzaken, diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das ISTs, do HIV/ Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, ainda existe uma resistência com relação à penicilina, tanto por parte do paciente quanto de alguns profissionais de saúde, muitas vezes mal orientados.
‘A penicilina é o remédio mais indicado para o tratamento’, explica Adele. ‘Um dos principais trabalhos de prevenção é a boa orientação médica ou a procura do paciente ao consultório ainda nos primeiros sintomas da doença. Se a sífilis for diagnosticada no início, a cura é mais rápida’, afirmou.
O preconceito e o medo do julgamento social, no entanto, ainda afeta pacientes, que, muitas vezes resistem em informar o médico que fizeram sexo sem preservativo. Esse cenário atrapalha o diagnóstico precoce da doença, avalia Eliana Bicudo, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.”
(Sífilis volta a ser epidemia no Brasil e preocupa especialistas. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/12/13/ interna_ciencia_saude,725222/sifilis-volta-a-ser-uma-epidemia-no-brasil-epreocupa-especialistas.shtml acesso em 12 mar. 2019, às 23h43min.)
O uso da penicilina é eficaz no tratamento da sífilis porque se trata de uma infecção:

10 Q679724 | Biologia, Vírus e bactérias, Prova 02, UEMG, UEMG

Bactérias e protozoários são seres vivos unicelulares que possuem em comum:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.