Questões de Enem e Vestibular: CESPE CEBRASPE

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1 Q669764 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
1 O castelo, a igreja e a cidade foram cenários de teatro.
É sintomático que a Idade Média tenha ignorado um lugar
próprio para o teatro. Os palcos e as encenações eram
4 improvisados onde houvesse um centro de vida social. Na
igreja, as cerimônias religiosas eram festas, e do drama
litúrgico é que saiu o teatro. No castelo, os banquetes, torneios,
7 espetáculos de trovadores, jograis, dançarinos e domadores de
ursos se sucediam. Nas cidades, teatros mambembes
ergueram-se nas praças. Todas as classes sociais faziam das
10 festas familiares cerimônias ruinosas: os casamentos deixavam
os camponeses empobrecidos por anos e os senhores, por
meses. Os jogos exerciam uma sedução singular sobre a
13 sociedade. Escrava da natureza, ela entregava-se ao acaso: os
dados rolavam em todas as mesas. Prisioneira de estruturas
sociais rígidas, ela transformou a própria estrutura social em
16 um jogo.
Jacques Le Goff. A civilização do ocidente medieval.
Bauru: EDUSC, 2005, p. 362 (com adaptações).
No que se refere ao trecho de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
O castelo medieval, símbolo de poder no feudalismo, desempenhava diversas funções: abrigava a família senhorial e seus dependentes, funcionava como tribunal de justiça, servia de local para acordos e negócios e constituía base militar de defesa a ataques.

2 Q669518 | Literatura, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Paisagem
Dorme sob o silêncio o parque. Com descanso,
Aos haustos, aspirando o finíssimo extrato
Que evapora a verdura e que deleita o olfato,
Pelas alas sem fim das árvores avanço.
Ao fundo do pomar, entre as folhas, abstrato
Em cismas, tristemente, um alvíssimo ganso
Escorrega de manso, escorrega de manso
Pelo claro cristal do límpido regato.
Nenhuma ave sequer sobre a macia alfombra
Pousa. Tudo deserto. Aos poucos escurece
A campina, a rechã sob a noturna sombra.
E enquanto o ganso vai, abstrato em cismas, pelas
Selvas adentro entrando, a noite desce, desce...
E espalham-se no céu camândulas* de estrelas...
* rosário de contas grossas
Francisca Júlia. Paisagem. Internet:
<www.dominiopublico.org.br> (com adaptações).
Considerando o poema Paisagem, da poeta brasileira Francisca Júlia, publicado em 1895, julgue o item a seguir.
Com o poema Paisagem, Francisca Júlia inova no contexto do Parnasianismo brasileiro ao adotar o verso livre na descrição da paisagem do parque.

3 Q669653 | Português, Estrutura e Formação das Palavras, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
A palavra “análise” é formada a partir do mesmo processo de
derivação pelo qual se forma a palavra

4 Q595733 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
Esta ordem do mundo não a criou nenhum dos deuses, nem dos homens, mas sempre existiu e existe e há de existir: fogo sempre vivo, que se acende com medida e com medida se extingue.
Heráclito. Fragmento 30. In: Geoffrey Kirk et al. Os filósofos pré-socráticos. Trad. Carlos A. L. Fonseca. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2010, p. 205 (com adaptações).
Tendo como referência o fragmento de texto apresentado, do filósofo pré-socrático Heráclito de Éfeso, que afirmava que o fogo seria o princípio de todas as coisas, julgue o item a seguir.
A noção de “medida” corresponde à noção de harmonia para os filósofos pitagóricos.

5 Q670311 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 O mal banal caracteriza-se pela ausência do
pensamento. O praticante do mal se submete de tal forma a
uma lógica externa, que não enxerga a sua responsabilidade
4 nos atos que pratica. Quem pensa resiste à prática do mal. Ao
relacionar o mal ao vazio reflexivo, a filósofa Hannah Arendt
aponta para uma possível compreensão da violência nas
7 sociedades contemporâneas, nas quais o mal se realiza na
banalidade, na injustiça e nas radicais práticas de violência
contra apátridas, imigrantes, mulheres, desempregados,
10 indígenas, negros, homossexuais, crianças, idosos e a natureza.
Odílio Alves Aguiar Violência e banalidade do mal In: Cult,
n º 9, ano 21, edição especial, jan /2018, p 31 (com adaptações)
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os itens 74 e 75
e faça o que se pede no item 76, que é do tipo C.
No que se refere ao trecho de texto apresentado e à história dos regimes autoritários no Brasil e no mundo, assinale a opção correta.

6 Q669752 | Geografia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A água é um recurso natural essencial à vida e presente em grande parte das atividades humanas. O desenvolvimento socioeconômico de uma cidade, região ou país depende da disponibilidade, distribuição e qualidade desse recurso. A respeito desse tema, julgue o item a seguir.
Em regiões produtivas do agronegócio, dado o consumo intensivo da água para atividades de irrigação, criação de animais e agroindústria, o índice de desperdício da água é alto e seu consumo é maior que o consumo urbano em cidades de pequeno e médio porte.

7 Q670527 | Educação Artística, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
1 A cibercultura propõe uma forte questão
antropológica: repensar a dimensão do corpo. As tecnologias
numéricas, as interfaces e as redes de comunicação oferecem
4 novas formas de vida — o denominado pós-biológico. Nesse
contexto, a ciberarte se caracteriza por ser uma arte totalmente
comportamental, que envolve o corpo em ação. A arte
7 interativa, marcada pelos avanços das tecnologias da
microinformática, oferece tipos de comunicação em que o
corpo conectado a tecnologias provoca diferentes
10 comportamentos do sistema artificial, gerando-se
comunicações em uma zona que mescla, em níveis viscerais e
vitais, o natural, o artificial e o virtual tecnológico.
Diana Domingues A vida com as interfaces da era pós-biológica: o animal e o humano
In: Diana Domingues (Org ) Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e
criatividade São Paulo: Editora UNESP, 2003, p 95-6 (com adaptações)
No que se refere ao texto apresentado e aos múltiplos aspectos a
ele relacionados, julgue os itens de 107 a 113.
A interatividade da ciberarte se dá na simbiose entre o espectador e as máquinas, diferentemente da interatividade dos happenings, das performances e das instalações vídeo-arte e mail-arte das décadas de 60 e 70 do século XX, que incluíam a participação do espectador na obra de arte.

8 Q669844 | Sociologia, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A imaginação sociológica permite-nos compreender a
história e a biografia e as relações entre ambas dentro da sociedade.
Essa é a sua tarefa e a sua promessa. Nenhum estudo social que não
se volte ao problema da biografia, da história e de suas interligações
dentro de uma sociedade completará a sua jornada intelectual, pois
essa imaginação é a capacidade de passar de uma perspectiva a
outra — da política para a psicológica; do exame de uma única
família para a análise comparativa dos orçamentos nacionais do
mundo; da escola teológica para a estrutura militar; de
considerações de uma indústria petrolífera para estudos da poesia
contemporânea.
Charles Wright Mills A promessa In: Charles Wright Mills
A imaginação sociológica Trad Waltensir Dutra Rio de Janeiro:
Zahar Editores, 1982, p 12-3 (com adaptações)
Com base no excerto de texto precedente, julgue os itens de 102 a
105 e assinale a opção correta no item 106, que é do tipo C.
A compreensão das relações entre história e biografia pode ser entendida como expressão de um binômio que adquiriu bastante relevância na investigação e na teorização sociológicas: a relação entre indivíduo e sociedade.

9 Q595432 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
TEXTO
1 Mais do que nunca, compositores estão se dedicando
à tarefa de derrubar os muros das categorias estilísticas. Nesse
sentido, misturar ópera com musicais da Broadway parece ser
4 de longe a combinação mais natural. Em algumas áreas, a fusão
de tipos diferentes de música é um empreendimento
potencialmente criativo e libertador. No entanto, os criadores
7 nas áreas de teatro musical e ópera se sairão melhor
mantendo-se em seus territórios originais. A razão pela qual as
tentativas de combinar ópera e teatro musical são propensas a
10 problemas é que esses gêneros, de fato, se relacionam de uma
forma desconfortavelmente íntima. Mas as diferenças, embora
pequenas, são cruciais. A ópera não é, por definição, uma
13 forma mais elevada. A distinção tampouco se baseia em
complexidade musical. Esta é a diferença: embora ambos os
gêneros busquem combinar palavras e música de forma
16 dinâmica, aprazível e artística, na ópera, a música é a força
motora, enquanto, no teatro musical, as palavras vêm em
primeiro lugar.
Anthony Tommasini. Opera? Musical? Please, respect the
difference. In: New York Times, 7/7/2011 (tradução livre).
A partir do fragmento de texto apresentado, julgue o item que se segue.
Para o autor do texto, o problema de se tentar combinar ópera e teatro musical decorre do fato de que, embora haja estreita relação entre esses dois gêneros, há diferenças determinantes entre eles.

10 Q670225 | Artes Cênicas, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Se, na Grécia antiga, o teatro começou com os rituais para Dionísio, no Brasil, a história do teatro nasceu com os rituais indígenas e suas celebrações antropofágicas. Depois chegaram os jesuítas e seus autos de catequização, os escravos e seus rituais para celebrar divindades, a Corte e o luxo das óperas estrangeiras. O teatro com grupos formados por atores brasileiros só se estabeleceu a partir do século XIX, o que estimulou o florescimento da comédia de costumes e do teatro burlesco. No século XX, com os grupos universitários, nosso teatro se modernizou; nas décadas de 60 e 70, houve um ápice criativo urgente e penetrante. Veio a censura. Tempo de exílio. Na reabertura política, a virada para o contemporâneo. Encenadores experimentais, seguidos de grandes musicais e teatro comercial.
Internet: <www.revistas.ufg.br> e <www.redeglobo.com> (com adaptações).
Considerando esse texto como referência inicial, julgue o item seguinte, relativos ao teatro brasileiro, aos seus desafios e à sua história.
A estreia de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, sob a direção do polonês Ziembinski, marcou a origem do teatro moderno brasileiro.
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